sexta-feira, 18 de julho de 2014

Mais Uma Prosa na Varanda

     Buenas, pessoal! Devido a boa repercussão ano passado, a segunda edição do livro Prosa na Varanda chega cheia de novidades semana que vem. Confere um pouco do que estar por vir:

Arte de capa e contra capa feita por Gustavo Vargas
    A ideia do livro surgiu após a criação do blog Prosa na Varanda, onde publicávamos textos de escritores locais. Na época o Grêmio Literário, grupo de escritores de Santo Antônio da Patrulha, ansiava por um novo projeto literário além da tradicional antologia poética Poesia na Praça. Conforme postávamos as crônicas, poesias e artigos no blog, percebemos que nosso grupo tinha perfeitas condições para produzir um novo livro, mas dessa vez de crônicas. A ideia nasceu e batizou-se com o mesmo nome do blog, reunindo textos de estilos variados dentro do gênero, desde crônicas humorísticas até narrativas mais próximas do conto.

    Essa diversidade estilística ampliou a segunda edição em crônicas e também contos, onde alguns escritores exploraram seu potencial ficcional presente nos textos do ano anterior.  O livro contará com a participação de nove escritores. Elaine Lauck, experiente escritora de artigos sobre literatura e educação, também está finalizando o processo de publicação de um livro sobre escritores patrulhenses;  Felipe Essy (esse que vos fala), paralelamente a seu blog pessoal, desenvolveu o apreço por histórias curiosas e aspectos sombrios presentes em alguns de seus textos do ano anterior; Joelson Oliveira, conhecido por suas crônicas envolvendo personalidades e causos antigos de Santo Antônio, já publicou dois livros independentes, além de várias participações em antologias poéticas; A narrativa que flerta com o leitor numa seriedade debochada quase machadiana de Luiz Nicanor é sua marca registrada. Com mais de 300 textos publicados no currículo, não é de se admirar com as duas premiações no Poesia no Ônibus e no Trem e outras três em Histórias de TrabalhoMaria De Lourdes, entusiasta militante da literatura, está sempre envolvida em projetos de incentivo à leitura, participando também de algumas antologias poéticas; Maurício Collar, pós-graduado em Língua portuguesa e Literatura, o atual presidente do Grêmio Literário, após várias participações no Poesia na Praça decidiu ousar em um romance independente e organizar a publicação conjunta de crônicas Prosa na Varanda, assim como sua nova edição; Regina Barcelos já trilhou muitas veredas literárias, isso incluí poesias, histórias infantis e até mesmo o hino da cidade (é verdade!). Sua última publicação aborda as lendas e fatos intrigantes a cerca do assassinato de Maria Luiza, a noiva da Lagoa dos Barros; Rosalva Rocha tem duas respeitáveis premiações em poesia pela ALA-POA e Sociedade Partenon Literário, graças a seus vários trabalhos em antologias poéticas, além de textos em outros gêneros, como suas crônicas no Prosa na Varanda do ano anterior, em que narrava de forma carismática as peripécias das "personalidades" da rua Pinheiro Machado. O ainda livro conta com a arte do ilustrador e quadrinista Gustavo Vargas, mais conhecido como Dr.Insekto, e revisão de Eduardo Jablonski, mestre em Literatura e autor de mais de 800 artigos relacionados.

Lançamento do primeiro Prosa na Varanda em 2013
    Comemorando o dia do escritor, o lançamento acontece dia 24 de Julho às 19:00 horas, no espaço Qorpo Santo em Santo Antônio da Patrulha. O valor do livro será de R$ 25,00 e esperamos todos amigos e entusiastas da literatura local lá. Um grande abraço!

Felipe Essy

2 comentários: