terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

O Brado do Ornitorrinco!

      Buenas, pessoal. Meus amigos Daniel Villaverde e Doutor Insekto haviam acabado de lançar o novo EP da sua banda Ornitorrincos em vinil e fiquei curioso pela ideia. Assim que escutei, eu tive e repetir a doze umas três vezes até que eu me conformasse com as únicas cinco faixas do disco. Não conheço muito punk rock, mas não vejo por que não falar de algo bacana, especialmente por que mostra para quem se sente sozinho nos porões da contra-cultura no interior que banda de rock não nasce só em Porto Alegre.

Guilherme (guitarra), Lucas (bateria), Daniel (Vocal) e Insekto (baixo)
    Além de um integrante de Lajeado e Santa Cruz, a Ornitorrincos conta com duas figuras ilustres da nossa terrinha patrulhense que valem uma breve apresentação: se a voz de Daniel Villaverde não é uma das mais respeitadas no rock gaúcho, no mínimo é uma das mais entusiasmadas, afinal já teve sua própria loja de discos e integrou projetos corajosamente inusitados como a Facão Três Listras, onde misturavam a gaita do tradicionalismo com o grito rouco do punk, banda da qual Gustavo Vargas também fazia parte, esse mais conhecido como o Doutor Insekto dos quadrinhos infames à nankin, largando a pena só para chaqualhar a barba sobre o baixo da banda de vez em quando.


     Misturando punk e hardrcore com a energia da língua española, o EP traz 5 músicas onde o baixo mostra logo na primeira faixa Seguridad Vs. Inseguridad que não está lá só para acompanhar a guitarra, que também não fica só em riffs secos adicionando uma melodia sem frescura. O hardcore da 20 de Septiembre critica a “xenofobia podrida” do tradicionalismo exagerado contra a qual Daniel canta os versos rasgados da música seguida por Volvi a Patinar, sempre numa mistura de espanhol meio portunhol, refletindo a influencia da cena uruguaia, argentina e chilenas sobre grupo que acredita que a força dessa língua transmite perfeitamente a energia do punk.

     O lado B do disco não poderia começar de outra forma se não pelo rock rasgado de Ca(hos)pital, que na verdade é um poema concretista escrito pelo Insekto ironizando como o dinheiro continua a salvar a vida dos ricos e condenar os pobres no nosso sistema de saúde:

Índole má, venda de nú(meros) 
Cifras altas, cifrão (no) nome 
- home(m)nagem pós-tuma... 
aragem 
Caos - tro - fóbica alarmante 
Mantenha sigilo bancário 
Cárie econômica - anêmica 
Onomatopéia em nú(meros) 
Árabicos - romanos - epopéia 
Com - grega - ação.

     O vinil encerra muito bem com a Diários, Tele y Internet que é a minha preferida, dando mais destaque a melodia dos acordes da guitarra no hardcore característico da banda e deixa você com aquela revolta de o disco ter acabado na melhor parte. Vocês podem conferir o disco na integra no site da banda (clique aqui), mas se você quer saber minha opinião ficou muito melhor no vinil, principalmente pela arte do encarte feita pelo curitibano Chico Félix, que já havia dividido espaço com a Ornitorrincos no vinil anterior com sua antiga banda Pluto.

Ornitorrincos apoiada pelo pessoal que agitou  show no Entre Bar em 2012
     A Ornitorrincos estará participando de um EP em conjunto com a banda francesa La Flinge com a faixa Punk to Cross Borders. O lançamento será no próximo dia 25 em Porto às 21:30 no Black Stone Tattoe & Estudio, mas você já pode conferir as músicas do EP aqui


Quer saber mais?


2 comentários:

  1. A produção também ficou muito boa, extraindo da melhor forma a ideia e o som desta que pode ser uma das melhores bandas de Punk Rock destas terras. A originalidade destes caras é clássica, desde o projeto Facão Três Listras, que citaste, até essa mistura grotesca de um portunhol cafajeste ao clássico punk estadunidense no estilo Black Flag, Minor Threat, etc, soando clássico e contemporâneo de uma vez. Tanto pela "pronúncia" mais qualificada, quanto ao som, este é sem dúvida o melhor trabalho musical (até agora) dos nossos amigos "Villa" e "Insekto". Cheers!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ter a palavra de quem entende é outra coisa! Eu também senti que esse disco alcançou algo especial em relação ao incrível trabalho já feito pelos nossos amigos. Estou esperando ansiosamente um desenvolvimento desse EP para um bolachão cheio de som e fúria! Aquele abraço ;)

      Excluir