terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Fazendo Arte com Bebidas

      Buenas, pessoal! Ontem eu resolvi fazer com alguns alunos do curso de Inglês uma receita alemã muito comum, o Spritzbier. Um refrigerante caseiro de limão fácil de fazer que você precisará só de quatro ingredientes e uma hora de diversão artesanal. Confira como fazer essa interessante bebida:


      Muitos dos imigrantes alemãs vindos aqui para o sul eram artesãos desempregados pela revolução industrial e era comum produzirem bebidas de forma caseira, desde cerveja até refrigerante. Até hoje tenho uma garrafa de vinho de laranja feito pela minha avó a mais de uma década e posso dizer que é ótimo, mas o que eu vim falar aqui hoje é sobre outra bebida muito famosa entre os descendentes dos imigrantes, o Spritzbier.


      Literalmente quer dizer "Bebida que respinga", pois dependendo da concentração de gás, pode explodir durante o período de descanso na garrafa, mas isso só acontece se você tentar fazer o Spritzbier com uma grande concentração de gás, o que não é o nosso caso, então não se preocupe. O gosto é muito próximo de qualquer refrigerante de limão como o Sprite e fica bem saboroso. Então, vamos lá?

     Antes de dar os ingredientes e suas medidas, temos que ter em mente quanto queremos fazer. Eu costumo fazer 10 litros toda vez. Pode parecer muito, mas rende praticamente 4 garrafas pet e quase sempre acabo dando três delas para amigos, afinal, é uma bebida tão interessante que dificilmente se bebe sozinho. Não se surpreenda se as medidas parecerem bem menores do que as suas nas fotos, pois diminui as porções para fazer em mais de uma panela. Eis os ingredientes:
10 litros de água100 gramas de gengibre1 quilo de açúcar250 ml de suco de limão (aproximadamente uns sete limões)
É isso. Viu como é simples? A única dificuldade que você pode encontrar é achar panelas para fazer essa quantidade, mas é uma quantia simples de diminuir. Quase todo mundo tem uma panela de 4 a 5 litros em casa, então é só dividir as porções pela metade. Mãos a obra!


Primeiro, descasque o gengibre e corte em pedaços. Não entre em pânico se você não conseguir cortar muito pequeno, mas ajuda. Deixe um pouco de água fervendo e despeje o gengibre para cozinhar. Enquanto isso, deixe uma chaleira fervento para ir adicionando água depois sem esfriar a panela.


Pegue o suco de limão e misture com o açúcar, depois coloque na panela do gengibre e desse ponto em diante é só ir adicionando água aos poucos até encher a panela, cuidando para não esfriá-la. 



Quando você ver que a bebida já cozinhou bastante, isso pode variar de 30 minutos a uma hora dependendo da quantidade, desligue e deixe repousar por um dia na panela com a tampa fechada. Não coloque na geladeira, por que a fermentação que produzirá o gás é desencadeada pelo calor. No dia seguinte engarrafe, pode ser em garrafas pet, e deixe descansar por 10 dias. Oito ou nove não são suficientes, então se segure!  Em compensação o gás dessa bebida perdura por vários dias depois de aberto e não possui nenhum corante, aromatizante ou conservante como esses que compramos, além de uma coisa muito divertida de se fazer, principalmente com meus alunos.


Um abraço especial para meus alunos Gelso, Mariana, Larissa, Vinícius e a Bruna que participaram dessa ideia, nos vemos no post da quinta, pessoal! ;)

Felipe Essy

5 comentários:

  1. Que interessante Felipe ! O Gengibre é o que trás o gás a bebida né ? Curioso ! Legal sua dica ! Ainda mais para esses dias de calor, é muito válido ! E bebida artesanal é outra coisa né ? O famoso "Se quer bem feito, faça você mesmo":)

    Aproveitando a oportunidade, gostaria de lhe sugerir que criasse um twitter ou facebook para informar quando tem novas postagens em seu blog :) Abraços ! Adriano (amtonline.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Adriano! Creio que seja a reação química do limão com o açúcar, também se faz com abacaxi, mas desse modo nunca tentei. Como tu disse, umas das coisas mais legais de fazer o Spritzbier é o prazer do trabalho artesanal. O blog possui um perfil no Face, (www.facebook.com/felipee.essy) e estou para fazer a página logo, mas muito obrigado pela dica!
      Aquele abraço ;)

      Excluir
  2. RECEITA GENGIBIRRA – SPRITZBIER PARA 5 LITROS
    (PARA MENOR/MAIOR QUANTIDADE USAR TODOS INGREDIENTES NA MESMA PROPORÇÃO)
    INGREDIENTES:
    - 5L. D´ÁGUA FERVIDA OU MINERAL
    - MEIA “MÃO” DE GENGIBRE ( aproximadamente uns 80g a 150g vai do gosto de cada um; quantidade para 5L.).
    - 400g DE AÇÚCAR (ou 80 g por LITRO de receita)
    - 150mL de suco de limão coado (aprox. 8 limões grandes) (ou 30mL./ litro ou 1e ½ limão por LITRO de receita)
    - Uma pitada ou ¼ de colher de chá (quantidade para 5L.) de fermento para pão em pó BIOLÓGICO. Não usar fermento químico tipo Royal em hipótese alguma.

    1) Bater o gengibre no liquidificador em 1L. dágua.
    2) Em uma panela ferver o gengibre por 10 min. Na mesma panela dissolver o açúcar e deixar esfriar.
    3) Limpar uma bombona dágua mineral de 5 L. bem higienizada com cloro ou alcool. Enxaguar bem com água e deixar escorrer com a boca para baixo.
    4) Usando um funil, colocar o gengibre fervido com açúcar e o suco de limão na bombona completando com água mineral ou fervida e resfriada. Colocar o fermento em pó.
    5) Fechar a bombona com a tampa sem apertar a tampa para que o gás carbônico gerado possa escapar.- Se tiver uma panela grande com tampa, pode fazer todo o processo nesta panela e pular os passos 3) e 5) misturando todos os ingredientes e deixando fermentar na panela tampada. Não ficar abrindo a panela para evitar contaminação.
    6) Deixar fermentar por um dia se a temperatura estiver acima de 25ºC . Se a temperatura estiver mais baixa deixar fermentar por 3 dias.
    7) Coar com uma peneira e preencher as garrafas higienizadas, preferencialmente garrafas de água mineral PET fechando muito bem.
    8) Deixar as garrafas fermentar por um dia se a temperatura estiver acima de 25ºC . Se a temperatura estiver mais baixa deixar fermentar por 3 dias.
    9) Apertar as garrafas verificando se existe pressão, caso não tenha pressão deixar fermentar mais um dia.
    10) Colocar na geladeira e está pronta para consumir.

    ResponderExcluir
  3. Isso é Bom demais ja fiz e esta aprovado..

    ResponderExcluir