quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

O Lobo de Wallstreet

     Buenas, pessoal! A lista dos indicados ao Oscar traz novamente vários filmes que ainda estão estreando, deixando aquela curiosidade. Então nada melhor que falar de um dos favoritos: O Lobo de Wallstreet, cinebiografia de um dos figurões da economia americana que ao contrário do que o tema sugere, o filme com Leonardo DiCaprio é quase uma comédia involuntária e vale uma prosa:


    Em O Lobo de Wallstreet, Martin Scorsese traz mais uma vez às telas a vida de uma personalidade mitificada por sua fama, o contador Belfort que ganhou o apelido canino em Wallstreet devido ao seu sucesso através de fraudes e corrupção no meio econômico, no entanto o magnata interpretado por Leonardo DiCaprio está bem longe daquela imagem séria e vilanesca que podemos imaginar a princípio, pois essa história é muito mais doida do que parece - principalmente por que realmente aconteceu. Scorsese aparentemente gosta de explorar a cinematografia da vida real que às vezes fica esquecida diante da exuberância da ficção, assim como Gangues de Nova York conta a origem da amada cidade americana e O Aviador sobre a vida do piloto Howard Hughes.


     Como muitos diretores de Hollywood, não é de se admirar que Scorsese também tenha desenvolvido preferência por um ator em seus trabalhos, afinal Leonardo DiCaprio já está na quarta parceria com o diretor, duas delas indicadas ao Oscar. Na verdade DiCaprio já teve quatro indicações e injustamente nunca venceu, mas esse ano sua presença na premiação não é tão justificada quanto antes, pois embora sua atuação tenha momentos memoráveis, como a sequência em que ele rasteja drogado até o carro e dirige para casa, ele já fez papéis recentemente que mereciam mais como em A Ilha do Medo. Outro ator de O Lobo de Wallstreet também indicado,Jonah Hill, aparentemente não fez um papel com tanto destaque dramático assim, o que deixa aquelas duvidas sobre como a Academia funciona.


    Como qualquer filme de Scorsese, a produção é impecável: Fotografia inteligente, excelente elenco, um trilha que se encaixa perfeitamente no filme, além de um roteiro muito bem estruturado. Talvez o único fator que poderia ser diferente é a duração do filme, afinal as três horas de duração poderiam ter sido um pouco abreviadas, mas isso é comum nos seus filmes onde sempre se tem muito para contar.

Felipe Essy

Nenhum comentário:

Postar um comentário