quarta-feira, 13 de novembro de 2013

A Feira Volta À Santo Antônio!

        Buenas, pessoal! Semana que vem chega a terceira edição da Feira do Livro de Santo Antônio e está na hora de ir se programando e conhecer um pouco mais sobre algumas atrações.


       A Feira começa às 13:30 no dia 20, quarta-feira, com a abertura oficial no Palco de Rua em que o escritor homenageado Luiz de Miranda, apresentando o poeta renomado pela qualidade e quantidade de obras que já publicou, sendo indicado ao Nobel de Literatura, além de diversos outros prêmios. Sua sessão de autógrafos logo depois. Além disso também terá a entrega do prêmio do logo vencedor para Feira deste ano, sendo a abertura encerrada com a apresentação do grupo Moinhos da Baqueta do Rotary.


       Nesta Feira teremos dois patronos. Joelson de Oliveira já publicou três livros além de participar de diversas antologias em que ficou conhecido pelos causos que escreveu envolvendo conhecidas personalidades da nossa cidade ou passados em locais próximos, como nos publicados em Remoendo Sonhos. Sendo assim sua obra é um importante registro da cultura e pensamento da nossa gente, o que me faz lembrar da Vera Maciel que também estará participando das atividades como patrona. Dificilmente já não se ouviu falar dela e seu extenso trabalho relacionado à história de Santo Antônio, dando continuidade ao trabalho iniciado pelo seu pai Juca Maciel. Dentre suas várias realizações para nossa literatura e história da cidade, estão Santo Antônio da Patrulha Re-Conhecendo Sua História, diversas edições do Raízes além de várias participações em outros trabalhos.

        Esse ano a Feira terá uma série de atrações especiais relacionadas a história do municipio. Às 16:00 teremos um bate-papo muito interessante sobre a produção do livro "Ruas de SAP" e "Mulheres Pioneiras de SAP", seguido de sessão de autógrafos. Também teremos "Leitura e Escrita: Um releitura dos Museus Afro-Brasileiros" com a Doutora Carmen Zeli. Ainda nesse clima teremos a apresentação do grupo teatral Rizoma com a elogiada peça musical "Rizoma conta Zumbi".



       Remontando a produção criada por Augusto Boal e Gianfrancesco Guarnieri em 1965, a companhia teatral Rizom encenara um que é considerada o primeiro espetáculo teatral-musical verdadeiramente brasileiro. A peça conta como Zambi, rei de Luanda, se rebela após ser feito escravo erguendo sua própria comunidade de resistência entre as matas brasileiras. Com direção de Augusto de Fraga Cardoso, o elenco conta com Brenda Fernández, Thali Bartikoski, Vanessa Armichi, Mauricio Lopes de Oliveira e Luis Henrique Dias. Logo em seguida Edenilson Costa comentara um pouco da sua experiência em comunidades Moçambicanas. Às 21:30 a Feira termina seu primeiro dia com o espetáculo musical Ayó com Jorge Foques.

     No segundo dia de Feira, contaremos com a presença do escritor Pedro Bandeira, atualmente considerado o autor de livros infanto-juvenis mais vendido do Brasil. Dentre seus livros mais conhecidos estão A Droga da Obediência e O Fantástico Mistério de Feiurinha que lhe rendeu diversas prêmiações, incluindo o prêmio Jabuti para literatura infantil. Pedro Bandeira estará fazendo um bate-papo no Palco de Rua às nove horas, seguido de uma sessão de autógrafos. Às 13:30 será apresentada uma esquete teatral sobre a vida e obra do autor, seguida de nova sessão de autógrafos. Na mesma tarde às 15:00 teremos a participação da escritora Sinara Foss num bate-papo com sessão de autógrafos logo depois. Destaque também para o show Musical e Recital de Poesias com o grande Odilon Ramos às 19:00.

     O segundo dia encerra com o lançamento e sessão de autógrafos do livro "Ribeiro Nardes: uma família do Brasil" de João Augusto Ribeiro Nardes. Às 21:00 concluímos com espetáculo da Cia Sagatiba "O Poetinha Camarada", em homenagem a Vinicius de Moraes.

Essas são algumas das atrações dos primeiros dias da Feira do Livro. Esperamos você lá!

Felipe Essy

Nenhum comentário:

Postar um comentário