quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Renato Muller e o Canto da Gaita

        Buenas, pessoal! Santo Antônio da Patrulha até bem pouco tempo atrás era uma pequena cidade interiorana e mesmo assim talento nunca faltou por aqui. Um exemplo disso é o trabalho do gaiteiro Renato Muller que já foi premiado diversas vezes e participou do Rock in Rio deste ano com a banda de música irlandesa Irish Fellas. Confere um pouco da história dessa figura:


       Fascinado pela gaita de 8 baixos que seu irmão havia conseguido em troca de uma moto Gareli, Renato cresceu com o instrumento nos CTGs, passando pelos grupos de bailes até algumas experiências com punk rock que agregou ao longo da sua carreira resultando numa perspectiva musical versátil. Um delas bem conhecida aqui em Santo Antônio:

       Daniel Villa-Verde e Gustavo Vargas idealizaram a Facão Três-Listras em que misturavam um punk rock visceral com o tradicionalismo da música gaúcha, trazido às garagens amplificadas pela gaita ponto de Renato Müller: " A facão 3 listras surgiu de um projeto do Dani Villa Verde e do Gustavão. Como nunca vi fronteira para música, encarei a empreitada, foi muito doido este trabalho.A banda terminou, mas seus integrantes continuaram a atuar no campo musical e Renato passou a residir em Porto Alegre onde participou de diversos projetos incluindo a trilha sonora do filme Em Teu Nome que lhe rendeu a premiação do Festival de Cinema de Gramado em 2009.



     No final do mesmo ano, Renato se uniu com outros músicos na gravação do projeto instrumental Garatuja que engloba as diferentes influências dos participantes, dentre eles o também patrulhense Zelito Ramos e Paulinho Goulart. Atualmente Renato Muller integra o Irish Fellas, banda porto alegrense dedicada a música tradicional irlandesa que participou do Rock in Rio esse ano.


"O Rock in Rio foi uma grande experiência para os Fellas, lá nos juntamos a mais 5 músicos, um de Londrina, outro de Varginha, mais um de Sampa e dois Cariocas. Tocamos todos os dias na Rock Street, isso me rendeu uma LER (lesão por esforço repetitivo), mas valeu muito, abriu muitas portas."

        Como resultado desse trabalho que vem agregando elogios, o grupo está preparando seu primeiro disco com previsão para ano que vem. Paralelamente ao trabalho a jornada pelos pubs com o Irish Fellas, Renato é professor de gaita na Fabrica de Gaiteiros do Instituto Renato Borghetti, com o qual participou recentemente do programa Galpão Crioulo:


"Dou aulas para 20 crianças de 7 a 14 anos, onde ensino musica tradicional gaúcha, mas também atrevo-me a ensinar alguns temas irish para os mais adiantados no estudo. Também têm escolas em Guaíba (onde iniciou o projeto), Tapes, Barra do Ribeiro e São Gabriel."

        O ano nem terminou e Renato Muller já anunciou alguns projetos em andamento para 2014: Tendo desenvolvido uma série de trabalhos teatrais envolvendo desde malabaristas até o teatro de bonecos. Renato comentou que um projeto com mamulengos, teatro de fantoches tipicamente nordestino, terá uma grande movimentação no ano que vem e que um disco solo também está por vir em breve. Enquanto isso ficamos aguardando mais um de seus trabalhos sensacionais.

Um agradecimento especial ao Renato que respondeu pacientemente
todas minhas perguntas, um grande abraço!

Felipe Essy

Nenhum comentário:

Postar um comentário