quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Rock À Todo Volume

     Ontem à noite eu e a Marcinha fomos ao Ocidente conferir o show de lançamento do novo clip da Lautmusik , “Tugboat”, financiado com sucesso pelos admiradores do grupo no site Catarse. Rodeada de amigos, a banda confirmou a qualidade gravada no disco “Lost in the Tropics” numa performance descontraída e empolgante que também antecipou canções de seu novo disco.


       Tudo começou com a criação do projeto de financiamento do videoclipe no Catarse, um site que veem se destacando como ferramenta para apoiar projetos como esse por pessoas como eu e você que acreditamos em uma ideia. A meta era arrecadar R$ 7.760 para produzir o clip de “Tugboat”, mas a banda conseguiu superar essa quantia em quase de mil reais. Isso é resultado da popularidade da Lautmusik tanto pela crítica especializada, quanto pelo publico dos bares de POA. A canção que originou o clip integra o disco “Lost in the Tropics”, lançado em 2011 após dois EPs, que inclusive concorreu ao prêmio Dynamite na categoria melhor álbum de rock e no Top 10 do Trama Virtual, mas “Tugboat” não é a primeira canção do disco a ser filmada: O clip de “Mai” agradou tanto que a Lautmusik foi convidada para abrir o show do The Cure no início de 2013, ou seja, podemos esperar bastante dessa nova produção assinada pela Baxada Nacional Filmes. Como diria o Chico, olha aí, meu guri:


       Como a Marcinha e eu chegamos um pouco cedo, nós pudemos ver o pessoal da Lautmusik passando um pouco do novo clip para testar o som e naqueles poucos segundos de exibição já dava para notar que ficou de primeira: Assim que o clip começou a passar no telão, não foi preciso dar qualquer aviso para que todos parassem de fazer oque estavam fazendo e irem até o telão assistir “Tugboat”.


       A primeira coisa que chama a atenção no clip dirigido por Filipe Barros é a fotografia assinada por Eduardo Rosa, explorando a profundidade e movimentos constantes, assim como o “Tugboat” (“rebocador” em português). Outra sacada da produção foi inserir um personagem visualmente sobrecarregado pelo tempo para evidenciar a metáfora de alguém que, da mesma forma que rebocador, carrega coisas muito maior do que ele:

“Small as I am
I can still drag you along
But only so far
But only so far

Let go of all resistance
And follow my lead
My strength lies in your acceptance
As soon as you dock, I will flee
And forever remember
That together we were mighty
That together we were mighty”

      Depois da exibição do clip o show começou sem cerimônias num clima descontraído, como um momento de curtição musical compartilhado com amigos e admiradores da banda. Talvez seja isso que nos faça simpatizar logo com a Lautmusik, pois mesmo não fazendo do show um espetáculo para assistir, também não ignorou o publico que foi lá conferir o lançamento do novo clip. Assim eu concluo dizendo que há mais para falar da Lautmusik do que eu poderia botar nesse post, então eu realmente aconselho você a descobrir a sua próxima banda favorita:



        O show de ontem foi o último antes de uma pausa nas atividades, pois a vocalista Alessandra Lehmen estará fora do país, mas já deixou os vocais do próximo disco gravados para a banda dar continuidade a produção do álbum. A Lautmusik tocou sete músicas novas no show e posso dizer que já esto esperando ansiosamente pelo disco. O meu muito obrigado à banda que gentilmente me atendeu e respondeu minhas perguntas e a todos um grande abraço!

Felipe Essy

Um comentário:

  1. Que som dahora... Acertou, acabei de descobrir minha nova banda favorita :) Mérito seu ! Estou ouvindo algumas das músicas e estou curtindo ! E os caras abriram para o The Cure ? Puts, não são pouca coisa não ! Vou procurar aonde fazer o download do cd...

    Agora estou encucado : Você começou o texto dizendo que foi ao Ocidente... você mora em Florianópolis ? Taí um lugar que quero conhecer :)

    Abraços ! Adriano - amtonline.com.br

    ResponderExcluir