quarta-feira, 26 de junho de 2013

Viking Tropicalista

        Buenas, pessoal! Hoje eu estava pensando no que escrever e olhando para minha estante de livros decidi falar um pouco sobre como a cultura nórdica construída pelos ancestrais dos povos ingleses foi importante tanto no "american way of life" que o mundo todo absorve hoje em dia e algumas curiosidades que encontramos aqui mesmo, na nossa terrinha de palmeiras onde canta o sabiá. Confere aí!


MODA E MACHADO

    Se hoje você usa calças ou saias, agradeça aos Celtas e aos Vikings. Enquanto Coco Chanel chocava trazendo as calças para o guarda-roupa feminino, saiba que antigamente essa peça não era vista como coisa de macho por todo mundo não: Ao se depararem com os celtas, os romanos os acharam um tanto efeminados, porque naquela época os homens romanos normalmente usavam túnicas, enquanto os celtas, que estavam sempre em conflito com as tribos vizinhas, usavam a Braccae, semelhante as calças que temos hoje, melhores para o desempenho em combate. Logo os Romanos perceberam suas vantagens e a adotaram na vestimenta militar utilizada em lugares mais frios, se popularizando até os dias de hoje. Curiosamente a tradição do uso do kilt, a saia escocesa, também é atribuída a tribos de cultura celta que habitavam o norte da Escócia: Originalmente era algo semelhante a uma túnica, quase uma capa, que podia cobrir todo o corpo, sendo ideal para as grandes expedições no clima frio. Com o passar do tempo o tamanho da vestimenta se tornou inconveniente e foi encurtando até virar o kilt que conhecemos.


DIAS DE VIKING

     Muita gente odeia segunda-feira ou outro dia da semana, mas você sabia que alguns deles são sagrados? Bem, hoje nem tanto, mas em inglês os nomes desses dias remetem aos principais deuses da cultura nórdica:

Sól, Máni, Týr, Odin, Thor e Frigg.

       Sunday (domingo) quer dizer dia do Sol e na cultura nórdica esse astro era personificado pelo deus Sól, irmão de Máni, a lua, louvado no dia seguinte: Monday (segunda-feira). Já Tuesday (terça-feira) é sobre um deus ofuscado pela fama dos outros: Týr. Apesar de ter apenas uma das mãos, ele é considerado um dos deuses da guerra, título que divide com seu pai: Odin. Lembrado em Wednesday (quarta-feira), esse é o deus supremo da mitologia nórdica que possui apenas um olho depois de o ter trocado por um gole do poço do saber. Thursday (quinta-feira) é o dia de Thor, o filho mais célebre de Odin, que continua rodando seu martelo até hoje com os Vingadores. Friday (sexta-feira), é o dia de Frigg, uma deusa associada a fertilidade e Saturday (sábado) não tem nada de inglês: os romanos chamavam de Saturno o deus mais conhecido pelo nome grego de Chronus, o pai de Zeus. Semana cheia!


RUNAS


      Essas figuras enigmáticas eram o alfabeto do antigo inglês, o Futhark, e significam justamente "mistério" porque poucos tinham a capacidade de ler na antiguidade e saber interpretar escritos era visto como algo sobrenatural. Muitos utilizavam a escrita como uma forma de realizar um encantamento e esse uso místico das runas se modernizou como uma espécie de jogo de búzios de pedra ou cerâmica. As runas eram formadas por linhas sem curvas para facilitar a inscrição na pedra, já que o papel era muito caro para desperdiçar.


BRASIL, UMA TERRA... CÉLTICA?

    Talvez você não saiba, mas muito antes de 1500, o nome do nosso país já constava em alguns mapas como uma ilha abençoada. A palavra Brasil vem do gaélico (língua de origem celta) braezáil, ou simplismente brazil, que nomeava um mineral de cor avermelhada muito popular entre os antigos irlandeses, usado como corante ou tinta. Eles adquiriam essa substância com mercadores que vinham de terras distantes através do mar, provavelmente com os gregos ou fenícios, no entanto esses mercadores não apareceram mais, fazendo os irlandeses imaginar que eles não precisavam retornar por terem tudo na misteriosa e abençoada "ilha do Brazil". Há muitos registros dessa ilha em mapas antigos, assim como muitas outras ilhas fantasmas que eram registradas num lugar e depois não eram mais vistas.


IMIGRAÇÃO GERMÂNICA NO RS

     Engana-se quem acha que os portugueses foram os únicos protagonistas na construção do nosso estado. Tanto ingleses quanto alemães são descendentes dos povos nórdicos e nosso estado ainda tem fortes traços dos imigrantes alemães que vieram em massa a partir de 1824. Também é possível que alguns dos açorianos que vieram antes atrás das sesmarias no Rio Grande do Sul tivessem ascendência alemã e essa cultura germânica rendeu bons frutos por aqui: Muitas empresas de reconhecimento nacional como a Gerdau e Lojas Renner foram fundadas por imigrantes alemães. Falando nisso, muita gente não sabe que a primeira fábrica brasileira de chocolates é gaúcha: a Neugebauer, também fundada por descendentes de alemães.



     Bem, pessoal. Espero que tenham gostado dessa postagem improvisada que eu fiz com algumas coisas que achei legais de compartilhar. Nos vemos na próxima, um abraço!


Felipe Essy

Nenhum comentário:

Postar um comentário