segunda-feira, 16 de abril de 2012

A Guarda é Velha

Buenas, pessoal! Vim para tirar o pó e as teias de aranha do blog. Não, não deixei ele às traças, mas tive pouco tempo para atualizá-lo nos últimos dias, por isso vou postar somente agora uma postagem sobre a origem de Santo Antônio da Patrulha que resolvi fazer pelo fato de que nossa cidade está comemorando seu aniversário de 201 anos, mas na verdade ela tem 252 e muita gente não sabe disso. Continuem lendo e eu explico:

Acompanhando um grupo de tropeiros, Jean Depret pintou a
representação mais antiga de Santo Antônio na perspectiva da
velha estrada ao lado sul da Lagoa dos Barros em 1827.

No século XVIII, com a mudança do centro econômico da colônia brasileira do nordeste para a região central do país, foi necessário criar meios de abastecer esse novo núcleo. Paulistas e lagunistas se deslocaram para o Rio Grande do Sul para capturar o gado xucro para abastecer a região central e também utilizá-lo para o transporte de ouro das minas que estavam sendo exploradas lá para outras regiões. Assim, os primeiros estancieiros se estabeleceram nas regiões planas próximas do litoral norte onde hoje é Tramandaí, preferindo regiões planas como Santo Antônio para proteger as crias de gado do frio das regiões mais altas. Em 1736 foi aberta a Estrada dos Tropeiros, homens responsáveis pelo transporte do gado que mais tarde também se estabeleciariam em Santo Antônio como estancieiros.

Tropeiros no Rio Grande do Sul

Por causa do fluxo alto de gado pela nossa região, uma "guarda" foi instalado na margem esquerda do Rio dos Sinos, com função de capturar desertores e impedir o tráfico de gado, dando origem ao antigo nome da cidade de Guarda Velha de Viamão. Paralelamente, o constante atrito entre coroa portuguesa e a espanhola pela posse de terras na América do Sul levaram Portugal a distribuir sesmarias (lotes de terra oferecidos em troca da sua manutenção) para garantir o domínio do Rio Grande do Sul.

 Cartão postal que talvez represente a antiga Capela em 1890.

Em 1760, foi inaugurada a Capela Curada de Santo Antonio na sesmaria do casal José de Mendonça e Margarida Crus, que iniciou os registros e outras atividades administrativas no litoral norte até a serra. No mesmo período, casais açorianos se refugiaram na já então Vila de Santo Antônio da invasão espanhola em Rio Grande, ganhando mais tarde porções de terras onde hoje é a Borges de Medeiros. A edificação da capela junto com a vinda dos açores é considerada como a data de fundação da cidade.

Rua Borges de Medeiros (chamada Rua da Direita na época) em 1890.

A importância da cidade fez com que fosse um dos quatro municípios fundados em 1809 pela coroa portuguesa para acabar com os conflitos políticos com a Espanha. Apenas dois anos depois recebeu o nome de Santo Antônio da Patrulha, originado da famosa "guarda" e do nome da antiga capela. É por isso que comemoramos 201 anos e não 252, por que comemoramos o "título" atual da cidade e não de sua total existência. A partir de 1850 iniciaram-se as "emancipações" somando um total de 77 municipios originários direta e indiretamente de Santo Antônio da Patrulha.

"Árvore genealógica" dos Municípios
originados de Santo Antônio da Patrulha.

Bem pessoal, tentei deixar o texto o mais leve possível sem perder o conteúdo, espero que tenham gostado. Um abraço!

F. Essy

Fontes:
http://www.santoantoniodapatrulha.rs.gov.br/
http://fotossap.blogspot.com.br/

6 comentários:

  1. Super esclarecedor esse texto. Eu já havia lido sobre essas duas 'datas de fundação' do município, mas faz tempo que precisava reler, relembrar, repensar sobre isso...

    ResponderExcluir
  2. Que bom que tu gostou, achei que podia ficar chato por que tinha muita informação, mas como eu também estava com algumas duvidas sobre a origem de SAP, resolvi fazer assim mesmo ;)

    ResponderExcluir
  3. Tchê donde esta foto fantástica dos tropeiros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Marcelo! Eu encontrei essa foto num site que já não tenho mais o endereço, mas constava que a tal foto foi tirada no Rio Grande do Sul no século XVIII e que de fato são tropeiros da época que aparecem. Será mesmo?

      Excluir
  4. Impossível ser do século XVIII a foto, já que seu arremedo começou pelos anos de 1840 e no Brasil muito mais tarde lá pelos 1860..Imagine no Sul. Mas que é antiga aquela lá isso é, poderia ser um tropeirismo entre fazendas.

    ResponderExcluir
  5. Verdade, acabei de ver que a tecnica de fotografia só surgiu em 1826, mas a imagem vale como uma ilustração. Obrigado pelo toque, Marcelo! Vou aproveitar esse espaço e botar mais uns dados sobre o tropeirismo em SAP:

    No livro "Guarda Velha de Viamão", Ruben Neis afirma que as primeiras incursões de reconhecimento foram feitas até o primeiro quarto do século XVIII. As invernadas iniciaram em 1723 com alguns lagunistas se fixando entre São José do Norte até as proximidades de Torres e em 1734 finalmente é aberta a estrada dos Tropeiros e depois erguida a chamada Guarda Velha.

    Um abraço!

    ResponderExcluir