segunda-feira, 2 de abril de 2012

Sapere!


O saber e o sabor são coisas interligadas. Dizia meu professor de Latim que a relação entre as duas palavras vem da história de que os homens sábios na antiguidade adquiriam o saber sobre as ervas e sua propriedade provando-as, através do sabor. Já minha professora de Literatura dizia que tomar um cafézinho durante uma leitura estimulava a sensibilidade e o prazer de ler. Seja qual for o motivo, o fato é que ambos combinam muito bem, como conto a seguir.


Um belo dia fui convidado para participar de uma reunião do Grêmio Literário Patrulhense, um grupo de pessoas que se encontram para tomar chimarrão, botar a conversa em dia e falar de literatura, claro. Uma das coisas que eu mais gostava na Letras era ir para um barzinho e ficar conversando sobre livros, música e coisas do tipo. Desde que me formei eu vinha sentindo falta daquilo, então o chima de mão em mão, os livros sobre a mesa e a leitura de poesias na casa da Dona Ivone alegraram minha tarde.


Poucas coisas são melhores do que ler um livro tomando um café ou beliscando um pedaço de bolo, então anime-se você também e faça sua leitura com sabor! Deixo vocês com esse poema de Paulo Leminski:

O Mínimo do Máximo Tempo lento,
espaço rápido,
quanto mais penso,
menos capto.

Se não pego isso
que me passa no íntimo,
importa muito?
Rapto o ritmo.

Espaçotempo ávido,
lento espaçodentro,
quando me aproximo,
simplesmente me desfaço,

apenas o mínimo
em matéria de máximo.


Um abraço!

F. Essy

Nenhum comentário:

Postar um comentário