quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

A Praça Tem Pressa

Hoje faz exatamente um ano que publiquei fotos das praças da Cidade Alta no blog esperando que os problemas encontrados fossem de alguma forma resolvidos. No entanto pouco foi feito e o que se fez foi apenas tapar o sol com a peneira, pois dar "uma ajeitada e passar uma tinta" não é o que eu chamo de uma boa solução. Novamente não culpo nenhum orgão ou pessoa em especial, mas o problema está aí e cabe a alguém ou a um orgão resolver.

Neste post, compararei algumas fotos de 2011 e 2012 da Praça da Matriz, mas vejamos antes duas fotos da praça nas suas primeiras décadas onde aparece bem o seu desenho inspirado na Brasília de Oscar Niemeyer. Fotos retiradas do blog do Marcelo Fernandes, Santo Antônio em Fotos e Fatos:

Pouco tempo depois da inauguração,com o nome de
"Praça dos Açores". Foto: Roberto Cardoso Ramos.

Foto: Marilda Lopes Bitencourt.


Agora, as fotos as fotos de 2011 e 2012 (Você pode clicar nelas para ampliar):


A falta de uma boa manutenção
praticamente apagou o desenho da praça.

O gigantesco "canteiro" continua vazio e terrivelmente feio.


Depois de sabe-se lá quantos anos, os lindos mosaicos da praça
continuam agonizando perante a indiferença.


Foto de dezembro de 2011.

A verdade é que pouco realmente mudou e apesar de não ser possível transmitir através das fotos todo o valor daquilo que está se perdendo com a "decomposição" das praças, eu imploro aos orgãos e pessoas responsáveis que salvem um dos maiores patrimônios da nossa cidade e que os moradores daqui olhem ao seu redor e percebam toda beleza, fragilidade e importância de todas essas obras.


F. Essy

Veja Também: Sem Santo ou Sem Patulha?

2 comentários:

  1. A situação da nossa praça tá vergonhosa mesmo... E pior, não só a dessa e não só em Santo Antônio.

    Na faculdade visitamos várias praças de Porto Alegre pra propor projetos de reformulação e vemos absurdos! As praças que não são 'adotadas' por alguma empresa ficam jogadas as moscas. A maioria seria só questão de manter: cortar a grama, podar as árvores, regar as flores. Não sei como a prefeitura deixa chegar nesse ponto.


    Ps.: E o barulho de ferrugem que os brinquedos da pracinha do correio fazem é de dar medo!

    ResponderExcluir
  2. O pior problema das praças é que elas estão nas mãos de gente sem responsabilidade suficiente para conservá-las, resultando em todos os outros.

    PS: Realmente, aqueles ruídos dos brinquedos dão um bom efeito para filme de terror, se não resultarem numa notícia trágica no jornal antes.

    ResponderExcluir