quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

De Quem é o Poder


Gravar músicas, produzir filmes e criar programas são empreendimentos muito caros e nada fáceis de realizar. Quem os faz tem o direito a ter o poder sobre o uso desses produtos, mas acho que artistas e indústria já viram o suficiente para ver que o compartilhamento de informação e cultura não compromete a existência do artista nem da indústria, pelo contrário, expande seu alcance e consolida sua imagem. Sendo assim, eu acredito que os próprios autores e produtores deveriam disponibilizar livros, discos e filmes para compartilhamento, mesmo que com restrições, para que todos pudessem contemplar seu trabalho.

O fechamento do site de hospedagem Megaupload pela acusação de pirataria não representa uma censura ou ataque à liberdade de expressão em si, mas ao acesso a informação. É importante notar a diferença entre essas duas ideias, pois tem muita gente se confundindo. O verdadeiro problema nisso não é o fechamento do Megaupload, mas sim os projetos americanos nos quais essa ação foi baseada (o SOPA e o PIPA), pois eles são tao abrangentes em relação as restrições e tão problemáticos no compartilhamento internacional via internet que comprometem praticamente todos sites que existem, incluindo aqueles dos quais já estamos dependentes no cotidiano virtual.

Mesmo não sendo o que me faria mais feliz, eu apoio leis que restrinjam o compartilhamento não autorizado de dados, pois os autores tem o direito sobre suas criações assim como você tem sobre o que produz ou até mesmo sobre sua imagem, mas eu sou totalmente contra ações extremistas e equivocadas que além de não resolver o problema, criam outros como é o caso desses dois projetos.

Concluo dizendo que a melhor solução em relação a pirataria não está nas mãos do governo, nem nas do cidadão comum, mas sim nas mãos dos artistas e indústria que tem o poder de decidir sobre o que fazem.


F. Essy

Veja também: Que Deus Sou Eu?

2 comentários:

  1. Concordo. Está aí a Valve para mostrar que é possível sim combater a pirataria com serviços com preços acessíveis e soluções inteligentes...

    ResponderExcluir
  2. E também tem muitos artistas que disponibilizam seu trabalho de graça como até o Paulo Coelho já fez. O problema é que a maioria das pessoas veem iniciativas novas como excentricidade irresponsável. "Ó meu Brasil" como diziam os Mutantes...

    ResponderExcluir