sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

A História de Um Disco Viajante


    Ouvindo o carteiro na frente de casa, fui até a janela e recebi esse pacote amarelo cheio de selos e carimbos de Pernambuco. Nele, estava meu exemplar do disco Telemática que veio com uma história para contar.

    No fim do ano passado, eu descobri o músico China por acaso e me encantei pelo seu som urbano com um toque retro, sofisticado por questionamentos sobre o mundo sem esquecer os devaneios do coração. Ele estava preparando o lançamento do seu quarto disco e anunciou que os cem primeiros exemplares vendidos seriam autografados. Somado ao preço modesto, a proposta era irrecusável, principalmente se tratando de um disco tão bom quanto Telemática. Fiz minha encomenda e fiquei à espera do meu, mas tive uma notícia inesperada:

   China transportava uma caixa com 200 exemplares de seu novo álbum em um voo da TAM, mas quando recebeu seus pertences de volta, notou que várias capas de CDs estavam trincadas ou arranhadas. O músico também notou a falta de sete exemplares. Além de adesivar a caixa com um aviso de "frágil", China havia pagado pelo excesso de bagagem. Ele relatou que um funcionário da TAM teria se recusado a fazer uma ocorrência e o mandou se dirigir a central de atendimento. Ligando para a companhia, lhe disseram que não se responsabilizavam pelas bagagens dos passageiros. Além da indiferença da companhia, China lamentou o prejuízo, pois muitos dos discos já haviam sido pagos - e alguns até autografados. A situação só pareceu se resolver com a repercussão após ele se manifestar publicamente nas redes sociais, despertando a indignação de seus fãs e colegas, o que fez a TAM finalmente procurar o músico. Toda essa confusão atrasou um pouco o envio dos discos, mas isso não desanimou China de cumprir o prometido:


    Apesar de ser apenas uma dentre várias, a dedicatória de China representa algo especial para mim: o último verso sobre a empreitada de Telemática em atravessar o país, superando os infortúnios das vias aéreas para ser ouvido do nordeste ao sul do Brasil.

Felipe Essy


Quer conhecer a música de China? Confira o clip de "Arquitetura de Vertigem" abaixo:

Um comentário:

  1. Hey Felipe!
    Curiosa essa história do disco viajante! É um grande descaso com as bagagens nos aeroportos, eles jogam as malas de qualquer jeito! Mas ter o trabalho do artista em casa, e com dedicatória, não tem preço!

    Eu já conhecia o China, porém não tanto suas músicas. A que eu mais ouvi foi "Só serve pra dançar", mas já conhecia ele como apresentador da extinta e boa MTV :) Gostei da música que você colocou aqui e vou atrás de mais da lavra dele!

    Abração!

    Adriano - amtonline.com.br

    ResponderExcluir