quinta-feira, 6 de março de 2014

Arejando a Cuca com Laranja

      Buenas, pessoal! Quando eu era criança, passava o dia inteiro na casa da minha avó que morava ao meu lado - sorte hein! - e como uma boa senhora da 1920 ela sabia agradar os netinhos com seus dotes culinários. Hoje eu trago para vocês uma das minhas receitas favoritas: a cuca de laranja.


       Como eu perdi minha avó ainda criança, não pude aprender a receita com ela, mas minha tia Marisa me presenteou com essa aula super simples e divertida que vou passar para vocês. A primeira coisa que chama  a atenção é o nome, afinal o que cuca tem a ver com um bolo? Tudo e nada: bolo em alemão é Kuchen e alguém tentou simplificar a pronuncia batizando aquela mistura de bolo e pão com esse nome curioso, mais conhecida como Streuselkuchen ("bolo granulado") na Alemanha. Agora vamos ao que interessa:

Para fazer a cuca de laranja, você via precisar de:
1 tia divertida
9 laranjas
Açúcar (2 xícaras aproximadamente)
Canela moída
3 xícaras de farinha de trigo
3 ovos
250g de nata
Uma pitada de sal
2 colherers de fermento para bolo


        Primeiro divirta-se e sorria para a câmera, depois preocupe-se com a cobertura: Descasque as laranjas sem deixar aquela camada branca. Depois corte em pedacinhos dobre uma tigela para não perder o caldo (muito importante), mas romper o miolo do talo, pois pode deixar o suco amargo. Feito isso, coloque uma xícara moderada de açúcar com um pouco de canela. Prove. Se você estiver com vontade de sabotar a receita para se atracar na laranja, está no ponto. Deixe um pouco na geladeira enquanto você coloca a mão na massa.


       Coloque os três ovos numa outra tigela e coloque a nata. Depois adicione uma xícara e meia de açúcar e uma pitada de sal para equilibrar. Mecha um pouco e adicione três xícaras de farinha de trigo com duas colheres de fermento para bolo. Vale lembrar que a sabedoria da minha tia diz que a farinha é sempre o dobro de açúcar, caso você queira modificar as proporções. Com isso você pode arregaçar as mangas e fazer sua massa, amassando e misturando até virar uma massa consistente. Unte a forma com farinha para não grudar e distribua a massa. Veja o passo-a-passo:




    Bote o forno para aquecer a 180º enquanto você aplica a cobertura. Pegue a laranja picada na geladeira e espalhe os pedacinhos na massa, sem colocar o caldo ainda. Assim que tiver coberto boa parte, misture um pouco de farinha e canela com o suco que restou e coloque um pouco sobre a massa, deixando-a molhada, mas sem enxarcar. Da uma olhada:


Leve ao forno e deixe por 45 minutos.


E depois desse pequeno trabalho você terá em suas mãos essa maravilha da culinária familiar:


      Dica: Coma logo depois de fazer, pois a laranja estará fresca, de qualquer modo acho que ela não vai durar muito para você se preocupar com isso.


     Espero que vocês façam e gostem da receita. Gostaria de agradecer minha tia Marisa pela divertida tarde que tivemos relembrando esse pedacinho da minha infância e sua assistência técnica pelo telefone depois que eu perdi a lista ingredientes. Aproveitem e um abraço!

Felipe Essy

Nenhum comentário:

Postar um comentário