quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Gandalf e a Trama de Dol Guldur

       Buenas, pessoal! No início de A Desolação de Smaug, descobrimos como Gandalf e Thorin dão início a expedição à Montanha Solitária e nesta cena está a "chave" para uma grande trama de segundo plano conduzida por Gandalf. Tanto no livro quanto nos filmes, Gandalf frequentemente deixa a comitiva para tratar de assuntos misteriosos relacionados a Dol Guldur e no post de hoje iremos descobrir a importância dessa fortaleza nos planos de Gandaf e por que ele participa da empreitada de Thorin escolhendo Bilbo.


Spoilers de A Desolação de Smaug adiante

      No início da Terceira Era, uma sombra paira na borda sul  da região que passa a ser conhecida como Floresta das Trevas e a fortaleza de Dol Guldur é construída pelo poder do então Necromante. Conforme seu poder cresce, Gandalf e outros sábios da Terra-Média suspeitam que Sauron tenha retornado, mas esse foge para o leste antes que o mago o encontre. Assim há um periodo breve de paz até que o poder escuro de Sauron retorna com força à Dol Gudur, disfarçado sob o nome de Necromante. Como resposta Gandalf, Saruman e alguns Elfos formam o Conselho Branco, onde discutem sobre a sombra na Floresta das Trevas, no entanto Saruman desincentiva qualquer ação contra a fortaleza. Não convencido pelas artimanhas do mago branco, Gandalf vai secretamente a Dol Dulgur e finalmente descobre que Sauron é o Necromante. Vasculhando suas masmorras, o mago encontra o pai de Thorin que lhe entrega um mapa e chave para entregar a seu filho, mas morre sem conseguir dizer ao menos seu nome.


      Sem saber o que fazer com aqueles itens do anão, Gandalf os guarda preocupando-se mais com a nova ameaça. Evidentemente Sauron pretendia dominar o norte através de Dol Guldur e o sul com Mordor. Mais alarmado Gandalf ficou ao lembrar do dragão sob a Montanha Solitária e o grande perigo dessa arma na mão do inimigo. Cansado de procurar respostas para tantas questões, o mago cinzento rumava para o Condado para descansar e organizar suas ideias, quando deparou-se com Thorin em Bri. Não demorou muito para Gandalf dar-se conta da saída que se apresentava a sua frente: usar Thorin e os anões para destruírem Smaug e oferecerem resistência contra o avanço de Sauron sobre o norte, mas Gandalf temia pelo gênio forte de Thorin e deixou-lhe para ir ao Condado onde lembrou Bilbo.


    Muitos se perguntam, inclusive os próprios anões da comitiva de Bilbo, o porquê de Gandalf ter escolhido aquele Hobbit para acompanhá-los numa empreitada tão perigosa. Na primeira conversa com Thorin ficou evidente de que a comitiva precisaria de alguém mais simpático e cauteloso para lidar com as pessoas que encontrassem pela frente, pois precisariam de toda ajuda possível. Passeando pelo Condado, Gandalf lembrou do hobbit que conhecera vinte anos antes. Sabendo que ele ainda estava solteiro e que tinha a "estranha mania" de conversar com forasteiros, inclusive anões para saber notícias da Terra-Média, o mago sentiu que Bilbo deveria ter um desejo íntimo de participar de uma grande aventura, então Gandalf decidiu convocá-lo, mas não foi fácil convencer Thorin. Com muita discussão, Gandalf aceitou ajudar o anão com a única condição de que Bilbo também fizesse parte. Assim começou uma jornada inesperada, mas você deve lembrar Gandalf deixa a comitiva inúmeras vezes durante a empreitada - para espionar as ações do inimigo em Dol Guldur. Embora o filme não tenha mostrado como isso termina no segundo filme, eu lhe digo o motivo se você não se importar de saber os eventos do último filme.

ATENÇÃO, spoilers do TERCEIRO FILME do Hobbit!


      É nesse momento que o Conselho Branco se reúne e Saruman concorda em atacar Dol Guldur, mas o real motivo ninguém imaginava na época. O mago branco ainda não era aliado de Sauron e procurava pelo Um Anel nos Campos de Lis que deveria ter sido perdido durante o ataque que matou Isildur. Quando Saruman descobriu que os servos de Sauron também vasculhavam as margens do rio Anduin, o mago aproveitou-se da situação e expulsou seu adversário através do Conselho Branco. Sauron antecipou o ataque e deixou a fortaleza de Dol Guldur e Gandalf imaginou que haveria paz novamente, mas apenas dez anos depois Sauron declarou-se abertamente e retomou a fortaleza com seus nazgûl, utilizando-a para atacar Lothlórien e o reino de Thranduil na Floresta das Trevas no final da Guerra do Anél enquanto atacava Gondor no sul. Após o desaparecimento de Sauron, Celeborn avançou com o exército de Lórien contra Dol Guldur e Galadriel derrubou as muralhas. A floresta foi purificada e chamada de "Eryn Lasgalen", A Floresta das Folhas Verdes.

    Chega ao fim nossa jornada pela Terra-Média, pessoal. Espero que tenham gostado por que eu realmente adoro a mitologia criada por Tolkien. Um feliz Natal atrasado a todos e um grande abraço!

Felipe Essy

Quer saber mais sobre o Hobbit e a Terra-Média?

2 comentários: