terça-feira, 10 de setembro de 2013

Páginas Marcadas

       Buenas, pessoal! Como eu já tinha dito em outros posts, a leitura não é apenas o ato de decodificar palavras em um volume de páginas, mas uma verdadeira experiência romântica, cheia de rituais e pequenas satisfações. Uma dos elementos desse namoro de biblioteca é o marca-página e tema do post de hoje.


      Quando eu compro um livro ou mesmo uma revista em quadrinhos, fico de olho para ver se vão colocar um marca-página nele, por que para mim ele faz parte do processo de leitura e um livro sem marca-páginas é um disco sem capa. Eu costumo guardar todos meus marca-páginas, mas como eu não sou muito cuidadoso, não tenho nenhum muito antigo. Alguns vão ficando, ficando... e quando vejo, nem lembro mais de onde veio. Acima vocês podem ver uma amostra do meu modésto estoque, mas obviamente não coloquei as dezenas de repetidos que eu tenho, principalmente da Livraria Cultura, afinal eu vou tanto lá que nem da tempo de trocar os marca-páginas mesmo, mesmo assim são os meus preferidos. Até onde eu me lembro, o do Oscar Wilde é o veterano de guerra mais experiente e até agora não deu sinal de se aposentar.


      Um tempo atrás eu descobri um trabalho do designer e ilustrador Rogix, que gosta de transformar objetos cotidianos em ilustrações inspiradas em obras ou conceitos artísticos, aplicado em marca-páginas. Eu já mostrei esse trabalho num post antigo, mas eles não poderiam ficar de fora:





      Outro trabalho legal numa linha semelhante é o da ucraniana Olena Mysnyk, arquiteta de formação, mas artesa apaixonada. Utilizando materiais semelhantes como massa de biscuit, Mysnyk criou marca-páginas inusitados pensando em descontrair o final das leituras - que normalmente envolvem um pequena tristeza de quem tem que abandonar seu livro à solidão para dar conta de outros afazeres. Vale conferir a criatividade:




        Vagando no Google, eu encontrei esses marca-páginas feitos em madeira de porcelanato, que achei bem bacanas, apesar de que provavelmente marcariam um poco os livros dependendo da espessura.


Eu não poderia terminar esse post sem colocar esse marca-página genial que eu achei por acaso:


Bem, pessoal. Espero que tenham gostado desse devaneio literário. A gente se vê no post de quinta-feira. Escolha o seu marca-página e seja feliz. Aquele abraço!

Felipe Essy

4 comentários:

  1. Poderíamos fazer um do próximo livro do Grêmio, algo criativo, porém não caro (isso é o mais importante... hehehe.)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu pensei em fazer para o Prosa, mas me enrolei e fiz apenas meus cartões de trabalho. Quem sabe no do ano que vem?

      Excluir
  2. Hei Felipe! Também tenho minha pequena coleção, mas deixo cada marca-página junto ao livro que o acompanhou, enfim... não sei bem porque! rsrs
    Muito bom teu blog!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Nato! Bah, eu até já "embrulhei" meus marca-páginas uma vez prometendo para mim mesmo que eu não os usaria de novo, mas claro que não deu certo rssss...
      Aquele abraço!

      Excluir