segunda-feira, 29 de julho de 2013

O Primeiro Livro A Gente Nunca Esquece

       Buenas, pessoal! Juntamente com o Grêmio Literário, eu acabei de lançar meu primeiro livro Prosa na Varanda - Crônicas e vou compartilhar com vocês como foi a experiência no post de hoje.


        Eu imaginei que eu ficaria sentado numa mesa conversando com meus colegas e autografando um livro de vez em quando, afinal não era nenhum evento badalado, mas assim que eu sentei as pessoas começaram a vir até a mesa e quando eu vi tinha uma fila enorme para os autógrafos - e adivinhem quem era um dos primeiros da mesa? Claro que era eu! Chegou uma hora que nem eu mesmo reconhecia minha própria assinatura de tão nervoso que eu estava, mas foi uma experiência muito bacana ter contato com os leitores, pois no blog eu estou acostumado a escrever de uma forma mais distante. Participar desse livro está sendo mais do que um novo passo na escrita, mas um verdadeiro aprendizado de tudo aquilo que envolve escrever além das linhas.


        Antes da abertura do lançamento já tinha pessoas comprando os livros e indo até a gente para pegar os nossos autógrafos, mas foi pedido que todos se sentassem para assistir a apresentação de abertura montada pela companhia teatral Cogumelos Azuis, no entanto nós tivemos que atender quem já estava lá e pude apenas ver alguns trechos da apresentação entre as frestas da fila na minha frente. Com um olho nos livros e outro na encenação, pude perceber o quanto ficou bonita a apresentação dos Cogumelos: O figurino romântico foi uma escolha perfeita para o texto sobre o que é escrever, citando vários autores desde Neruda até Quintana - e não posso deixar de dizer que adorei eles terem utilizado a trilha do filme Amélie Poulain. O nosso amigo Silvano Marques fez uma bela reportagem para a TV Rapadura sobre o lançamento onde você pode ver alguns trechos da apresentação e entrevista com os autores:


       Como eu nunca havia autografado antes, aconteceram algumas coisas curiosas. Um homem me entregou dois livros e depois de escrever a dedicatória do primeiro para ele, perguntei para quem era o outro, ao que ele me respondeu que ambos eram para ele mesmo: Um para ler e outro para ficar na estante. Resolvi então fazer uma dedicatória a estante, dizendo o quanto eu estava honrado em habitá-la. Outra dedicatória curiosa foi a que fiz para minha cabeleireira: "Para aquela que resguarda o gramado de minhas ideias." Pelas dedicatórias, você pode imaginar o quanto eu me diverti escrevendo as crônicas!


        Eu quero agradecer especialmente a Marcinha que além de me apoiar em todos meus projetos, ela não mede esforços para me ajudar. Sempre disposta a ler meus textos quando eu pedia e até encomendado cartões para serem entregues junto com os livros. A Marcinha é mais do que uma namorada ou uma agente, como a gente gosta de brincar, mas uma verdadeira companheira e é à ela que eu dedico tudo que eu faço. Eu também gostaria de registrar aqui a satisfação que eu tive em receber todos aqueles que compareceram no lançamento ao meu convite: Minha família, que sempre está presente nos momentos importantes para mim, meus amigos que vieram compartilhar essa experiencia comigo e um agradecimento especial para a Kátia e Márcio, que vieram lá de Porto Alegre para o lançamento e ainda trouxeram a Panni, nossa amiga vinda da Hungria que está fazendo intercâmbio por aqui e acabou até dando entrevista.


         Enfim, o meu muito obrigado a todos que de alguma forma participaram desse momento. Se você não pode ia ao lançamento e quer o seu exemplar do Prosa na Varanda - Crônicas, é só me mandar um e-mail para blogfelipeessy@hotmail.com pedindo o seu que acertamos a entrega e modo de pagamento. Aproveite enquanto o livro ainda está pelo preço de lançamento por módicos R$ 20,00 e tenha já o seu! Um abraço!

Felipe Essy

4 comentários:

  1. Eu tenho tanto para lhe falar, mas com palavras... sim tem que ser com palavras não é mesmo?! Primeiro parabéns pelo seu primeiro livro, semana que vem tu planta a árvore e a gente faz o filho depois do casamento... Brincadeiras a parte fico muito feliz com sua publicação pois sei de todos os teus esforços (e dos meus, srsrs) para que você conseguisse escrever e publicar, como você disse no título (vc?) o primeiro livro a gente nunca esquece. Sucesso nesse caminho de escritor.
    Também não posso deixar de dizer que está sendo um experiência muito produtiva para mim ser tua agente porque participo de perto de todo o processo desde te mandar escrever até dar aquela força no lançamento. Você merece todo reconhecimento pois é talentoso no que faz, menos nos títulos, risos de novo.
    O sucesso do livro e do blog é apenas o começo da sua carreira de escritor porque sei que tem muita ideia nessa cabeça para por no papel e tenha certeza que sempre estarei contigo ou para dar títulos, ou para te mandar escrever ou para agendar suas noites de autógrafos na Cultura!!!!!
    Você é muito criativo e tem o dom da escrita, jamais desista disto porque o mundo precisa ler o que está na sua mente!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como é bom ler palavras assim, principalmente de alguém que já divide a vida comigo. Realmente eu não sou bom em títulos, mas a nossa parceria é justamente isso: Um contribuindo com o outro para construirmos nossas "ideias ideais" rsss Obrigado por dividir cada um desses momentos comigo, meu amor. Que a Força esteja com a gente!

      Excluir
  2. Eu não esperava tanta gente também. Que bom que me enganei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há coisa melhor para um escritor do que descobrir seus leitores!

      Excluir