quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Trilhando a Trilogia do Anel - Parte IV




            Buenas, amigos! Antes de continuar nosso passeio pelas curiosidades das Duas Torres, sou obrigado a comentar como é incrível reler as passagens de O Senhor dos Anéis. Lendo o capítulo “O Abismo de Helm”, eu cheguei a ficar com um nó na garganta! É realmente uma grande obra. Agora confiram os resultados:



OS PÂNTANOS MORTOS

Na passagem de Sam e Frodo pelos pântanos, eles encontram corpos de Homens, Elfos e Orcs na água junto de pequenas chamas. O elfo para o qual Frodo fica olhando e que lhe faz cair está vestindo a mesma armadura dos elfos da batalha contra Sauron na cena do primeiro filme e não é por acaso. Conforme Gollum explica no livro, eles são aqueles que morreram na batalha da Última Aliança entre Elfos e Homens contra Sauron. Seus corpos foram enterrados no campo de batalha, mas a planície se alagou com os fios de água que desciam das colinas próximas das Emyn Muil, desenterrando os mortos e emoldurando-os nos pântanos. Na verdade o que Frodo e Sam veem parece não serem os corpos verdadeiros, mas sim imagens dos espíritos que de alguma forma ficaram aprisionados pelo Senhor do Escuro, talvez por isso tenha chamas sobre o pântano, pois é do fogo que Sauron extrai o poder de seu antigo mestre, Melkor.

OS HOMENS QUE APOIARAM SAURON


           Na Terra-Média existem vários povos humanos de diferentes origens, e muitos com ressentimentos contra Gondor. Entenda um pouco de como os problemas entre os homens começaram:

"A Queda de Númenor", por John Howe.
        Quando Melkor roubou as Silmarils de Fëanor e fugiu para a Terra-Média, Fëanor e os outros Elfos foram atrás dele para se vingar e retomar as jóias, no entanto a fortaleza de Melkor estava além de seu poder de ataque, então três Casas da raça dos Homens que viviam próximos decidiram ajudá-los, mas nem isso foi o suficiente e todos foram derrotados. Elfos e Homens começaram a ser perseguidos pelos servos do Senhor do Escuro e a existência dos dois povos estava ameaçada até que o humano Eärendil, descendente de meio-elfos, navegou à procura da terra dos deuses para pedir ajuda, guiando-se pela Silmaril que possuía. Os deuses (chamados de Valar) então capturam Melkor e convidam os Elfos a retornarem. Em recompensa pela ajuda prestada aos Elfos, os Valar cedem aos Homens uma ilha abençoada entre a Terra-Média e o Reino dos Valar, dando também a eles uma vida até quatro vezes maior do que a de um homem comum. Ali os homens fundam o reino de Númenor, onde os homens adquirem grande conhecimento dos elfos que os visitavam frequentemente vindos do Reino dos Valar.

         Apesar de Melkor ter sido derrotado, seu principal servo, Sauron, sobreviveu e corrompeu os reis de Númenor culminando na sua destruição  Aqueles que se salvaram vieram para a Terra-Média e assim que chegaram os numenorianos tomaram para si um grande território como se lhes fosse de direito, construindo um grande reino, mas havia homens que já moravam ali há muito tempo. Eles se sentiram invadidos e infelizes pela sua impotência diante do poder das recém construídas Gondor e Arnor. Ressentidos por não terem sido levados para as terras abençoadas e rejeitados pelos deuses, a inimizade entre os homens selvagens e Gondor foi um prato cheio para Sauron. Anos mais tarde essa inveja piorou quando o povo Éothod do norte ganhou um vasto território de Gondor por terem lhes auxíliado quando eram atacados por Orientais.

         Orientais e Homens do Leste são termos genéricos para todos os homens vindos do leste em épocas diferentes que se aliaram aos Senhores do Escuro. Apesar de muitos homens terem auxíliado os elfos a lutarem contra Melkor, muitos outros também se aliaram a ele, esses foram os primeiros a serem chamados de Orientais. Após a derrota de Melkor, poucos deles sobreviveram e alguns remanescentes desse povo se instalaram junto com outros selvagens também chamados de Orientais acima de Mordor, nas redondezas de Rhûn, se tornando importantes aliados de Sauron mais tarde.



          Antes que os Homens fugissem da destruição de Númenor e fundassem Gondor e Arnor, um grupo de numenorianos imigrou para a Terra-Média para auxiliarem Sauron em seus desígnios. Eles se fixaram no sul,  fundando Umbar abaixo de Mordor e passaram a serem chamados de numenorianos negros. Próximo dali viviam os Haradrim que viviam mais ao sul e de início tiveram um bom relacionamento com os Homens de Umbar, mas logo eles começaram a ficar mais gananciosos e soberbos, fazendo-nos escravos e exigindo altos tributos. Os Haradrim acabaram sendo muito influenciados por esses homens e foram um dos principais aliados de Sauron com seus gigantes Oliphontes.


O ABISMO DE HELM



              A fortaleza na qual o povo de Rohan se refugia é um forte construído numa entrância entre as montanhas conhecida pelo nome do guerreiro que se refugiara ali muito tempo antes, Helm, Mão-de-Martelo. Tolkien, que era especialista em línguas relacionadas ao inglês, escolheu bem o nome para a fortaleza, pois em Germânico “Helm” quer dizer “proteção”, bem adequado para um lugar de resistência contra ataques. Conta-se no livro que o Forte da Trombeta havia sido construído pelos reis de Gondor vindos de Númenor há muito tempo e que era chamado assim por que quando a trombeta da torre soava, seu som ecoava nas paredes do abismo atrás dela como se fossem várias trombetas de muitos exércitos, pois seu som era amplificado pelo círculo de pedra ao redor do forte como uma caixa de ressonância.


É O M E R

           No filme, Éomer é expulso de Rohan e passa a proteger a cidade dos invasores clandestinamente. Nos livros, Éomer também age por conta própria enquanto o rei está sob o feitiço de Saruman, mas não chega a ser exilado. Originalmente ele também não parte de Rohan e só retorna no final com Gandalf. Ele permanece o tempo todo com Théoden e os companheiros de Aragorn, especialmente Gimli numa rixa inicial que acaba numa grande amizade, assim como com Legolas.

       Na cena em que Gimli e Aragorn pulam no passadiço e matam os inimigos enquanto o portão é consertado, quem na verdade ajuda Aragorn é Éomer junto com outros soldados. Quando estão voltando para dentro do forte, Éomer que ia por último é atacado por orcs e salvo por Gimli que ficara observando a luta.


O AUXÍLIO DA ALVORADA


           O exercito que chega no final da batalha junto com Gandalf é o de Erkenbrand, o senhor atual da fortaleza do Abismo de Helm, que havia ido ao norte de Rohan para combater invasores de Isengard que vinham em direção do Forte da Trombeta, mas não pôde contê-los e fugiu se dispersando de seus homens. Gandalf então vai atrás dele e reúne um por um os soldados e volta para socorrer na batalha do Abismo de Helm. Outra cena mostrada nos filmes que não acontece nos livros é o exército de elfos arqueiros que vai à fortaleza para ajudar Rohan. Apesar de ser uma alteração absurda por burlar uma série de coisas, temos que concordar que foi uma boa - e conveniente - saída para mostrar ao publico como a batalha foi vencida, já que as forças de Rohan mesmo com o auxílio tardio de Erkenbrand muito dificilmente teriam vencido um exército tão poderoso e que algo essencial para esse vitória foi cortado da versão exibida nos cinemas: o exército de Ents que vai até a saída do vale do Forte da Trombeta e finge ser uma floresta, emboscando os soldados de Isengard que fogem da batalha com a chegada do reforço de Erkenbrand.


O PLACAR ENTRE GIMLI E LEGOLAS

            No filme é mostrado o início da competição entre Gimli e Legolas de quem tinha o maior numero de soldados inimigos abatidos, mas o resultado não é mostrado na versão exibida nos cinemas. Gimli acaba vencendo por um ponto: 42 contra os 41 de Legolas. Na versão estendida aparece a cena do placar.






          Chegamos ao fim de As Duas Torres. Continue lendo aqui para descobrir um pouco mais sobre O Retorno do Rei. Um abraço, pessoal!


F. Essy

G L O S S Á R I O

Abismo de Helm - Região do Forte da Trombeta.
Erkenbrand - Senhor do Forte da Trombeta.
Fëanor - Famoso elfo artesão que criou as Silmarils.
Haradrim - Homens que viviam no extremo sul da Terra-Média que montam os Oliphantes.
Númenor - Reino abençoado dos Homens entre Aman, a morada dos deuses, e a Terra-Média.
Numenorianos Negros - Homens que vieram para Terra-Média para se aliarem a Sauron antes da destruíção de Númenor.
Orientais - Nome genérico dado aos homens que vieram do leste e se aliaram a Sauron.
Valar - Os Deuses da Terra-Média.
Silmarils - Jóias criadas pelo elfo Fëanor para armazenar a luz do que se tornaria o Sol e a Lua.
Terras Imortais - A ilha onde moram os deuses, também chamada de Aman.

Leia também:


Nenhum comentário:

Postar um comentário