segunda-feira, 21 de maio de 2012

Vingadores: Um Pouco Além da Tela



Buenas, pessoal! Semana passada assisti Os Vingadores assim como muita gente e fiquei com algumas dúvidas, então resolvi fazer uma pequena pesquisa já que eu não tinha lido os quadrinhos. Achei interessante compartilhar algumas coisas com vocês, mas deixo avisado que esse texto contém muitos spoilers (revelações importantes sobre o enredo). O que é aquele cubo azul? Por que o Hulk se descontrola no começo e se controla depois? Qual o segredo da Viúva Negra? Quem será o vilão do próximo filme? Qual é a cena que não foi exibida no Brasil? Se você tem uma dessas dúvidas ou ficou curioso então leia o texto abaixo e aproveite a viagem.

OBS: Como o texto é grande, eu separei por sessões.

1 O TESSERACT

                Não da para começar esse texto sem falar no maldito Tesseract, o cubo azul. O que é aquilo afinal? Sinto informar que não há uma resposta muito boa para isso, por que esse objeto aparece inúmeras vezes nas histórias em quadrinhos com diversas origens e poderes diferentes, por isso vou falar apenas duas coisas sobre ele: No filme o cubo basicamente é uma fonte de poder ilimitada e que é chamada de Tesseract por que esse é um nome cientificamente mais correto, pois salienta muito a forma de quatro dimensões do objeto, algo real, físico, etc. Outra coisa sobre o Tesseract é que ele NÃO foi criado por Odin, o pai de Thor, ele foi adquirido por Odin assim como várias outras civilizações. Falando nisso, vamos à parte dos deuses.

2 DEUSES FRANZINOS
                 Como é muito bem explicado no filme do Thor, existem vários mundos (não necessariamente planetas), dentre eles a Terra, Midgard, e o reino imediatamente superior, Asgard. Causou uma certa estranheza o fato de Thor ser um deus e não vencer a luta com os outros Vingadores, mas dentre as milhares de coisas que poderiam ser discutidas sobre a cena o fato é que foi necessário nivelar o Thor para que o personagem não ficasse desproporcional em relação aos outros no grupo.


                 Muita gente também reclamou que o Loki foi um vilão fraco para o filme, tanto em importância quanto em poder. Realmente o filme dos Vingadores acaba deixando de aprofundar o personagem por acreditar que já havia sido bem apresentado antes e se esquece da importância de lembrar ao espectador que o poder de Loki não é a força, mas sim a inteligência. Isso acaba enfraquecendo o filme, pois um vilão entre personagens tão ricos não deveria ter deixado de ser mais desenvolvido para que a importância da sua ameaça fosse justificável.

3 HULK DOMADO?

                O Hulk é algo muito interessante do filme. Na minha opinião essa foi a melhor interpretação já feita do personagem, por que em nenhum outro filme ficava tão clara a perturbação do doutor Banner pela sua condição, por que o Hulk é exatamente isso: um homem deslocado por ser um perigo iminente. Daí vem aquela pergunta: por que num momento ele se descontrola e se em outro se controla? Na verdade é o seguinte: Na cena anterior a primeira transformação do Hulk, acontece uma discussão entre os Vingadores motivada pelo cetro de Loki que tem o poder exclusivo de controlar a mente das pessoas (apesar daqueles raiozinhos do começo do filme). O Hulk perde totalmente o controle por isso, por que houve uma interferência, já na segunda vez ele entra em fúria por vontade própria por que já não havia mais aquela interferência externa, no entanto ele não se controla por que o Doutor Banner tem influência sobre o Hulk, mas não o suficiente para controlá-lo.

4 O PASSADO DA VIÚVA NEGRA

                Quem temos depois? Nossa femme fatale, a Viúva Negra.  O que me leva a falar da personagem é o diálogo dela com Loki em que ele diz algumas frases descontextualizadas  sobre o passado da Viúva Negra citando um incêndio, um hospital, São Paulo (no Brasil?) e um passado sangrento que parece ser uma motivação para a viúva integrar a SHIELD. Pelo o que eu pesquisei, o hospital e o incêndio parecem ser eventos diferentes: quando era criança, Natasha Romanoff (nome original da personagem) morava na Rússia e sua casa foi atacada por nazistas. A casa pegou fogo e para salvar a vida de Natasha, sua mãe a atirou pela janela para um soldado russo que a salvou. Daí a história do incêndio.


                A dívida sangrenta provavelmente se refere ao seu trabalho sujo de espiã e assassina para a União Soviética antes de integrar a SHIELD. Aqui também pode-se esclarecer outra coisa: a Viúva Negra tem superpoderes. Tem? Sim, ela tem. Junto com outras órfãs ela participou do programa militar Viúva Negra, em que sofreu um aprimoramento semelhante ao do Capitão América, mas em menor escala e ao qual se atribuí além de suas habilidades também sua juventude prolongada, afinal sua existência data de antes de 1940 nos quadrinhos. Sobre São Paulo e o Hospital eu ainda não tenho a menor ideia. 

5 QUEM APARECE NA PRIMEIRA CENA PÓS-CRÉDITOS

                Faltou alguma coisa? Sim, muita coisa, mas eu só vou falar sobre mais duas: as duas cenas pós-créditos. Se você só assistiu uma delas no cinema, não se culpe por isso, por que a segunda cena não foi exibida no Brasil, o porquê eu não sei, mas vamos à primeira: Nela, aparece o provável vilão do próximo filme, Thanos. Ele é um titã, raça que deu origem aos deuses segundo a mitologia grega. Teoricamente Thanos é de uma raça superior a de Thor e seu povo, o que o torna um adversário terrível. No filme dos Vingadores, Loki recebe de uma criatura alienígena um cetro que ela diz ser um presente de alguém chamado Ele. Esse Ele é Thanos. Nos quadrinhos, o titã é apaixonado pela deusa da morte que pede a ele que mate metade dos seres que vivem no universo. Thanos então reúne as seis jóias espirituais (incluindo a azul que está no cetro de Loki) e forja a Manopla do Infinito que lhe confere o controle sobre as habilidades das seis pedras: o espaço, o tempo, a mente, o poder, o espírito e a realidade. Impedir Thanos é a missão dos Vingadores para o próximo filme.

6 A SEGUNDA CENA PÓS-CRÉDITOS

   
A cena que não foi exibida no Brasil foi algo bem menos épico: Lembra que após a batalha o Homem de Ferro caído no chão fala sobre um lugar onde fazem um molho chamado Shawarma? Pois é, depois do convite ser recusado Tony Stark disse que eles deveriam ir depois. A cena após os créditos mostra todos os Vingadores comendo hambúrgueres com o tal do molho sem trocarem uma palavra. Eis o majestoso final do filme que o Brasil não viu. Todos os vídeos que eu procurei no Youtube da cena foram deletados, mas felizmente encontrei esse aqui que você pode ver clicando aqui e que no final até mostra como fazer o molho.


Bem pessoal, tentei dar a melhor explicação possível sem escrever muito, espero que tenham gostado. Em breve algumas novidades no blog e um pouco mais. Um abraço!

F. Essy

2 comentários: