quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Sem Santo ou sem Patrulha?

Indagação a nossa terrinha escondida no mapa que a um número considerável de anos parece esquecida pelo divino "pensar no coletivo" e carecida de uma boa gestão organizacional, não me refirindo a mandatos ou governantes específicos, mas de todos aqueles que tem contato com a praça e que interferem em seu estado de conservação. Falo como cidadão que vê coisas abandonadas e que não deveriam ser esquecidas, sendo assim não estou criticando ninguém nem responsabilizando pelo o que for, apenas vejo que há coisas erradas e me sinto no direito de espressar isso, estamos entendidos? Ok.

Demorei a postar novamente, mas preparo a partir de hoje uma série de posts relacionados ao cuidado da cidade e começo pelas nossas praças. Ah, é! Elas existem! No entanto parecem esquecidas como um brinquedo velho a mais anos que consigo me lembrar. Na verdade elas já estavam meia acabadinhas uns dez anos atrás quando eu brincava nelas, mas falo sobre o agora.

Dei um passeio pelas praças da Cidade Alta, onde moro e tirei algumas fotos, começando pela praça da igreja da Matriz. Essa eu usei bastante hehehe... Tem uma coisa que em especial me incomoda MUITO quando vou lá. Falo dos mosaicos. Sabe o que é um mosaico? são imagens construidas com pedras no chão, como um piso decorado, digamos assim. Olha só algumas partes dele:



Legais né? Pois é... Talvez muita gente nem saiba que eles existam, pois estão quase todos meio cobertos de grama e muita gente que mora a anos aqui nem sabe que há um brazão da cidade no centro da praça (foto acima). Não é pra menos já que parte dos mosaicos está assim:




Se você mora algum tempo em SAP deve se lembrar de um grande canteiro (não lembro um bom nome pra isso) que havia bem no centro da praça, bonitão e tal. Acabaram arrancando ele, sabe-se lá por que. Até ai tudo bem já que poderiam contruir uma fonte, fazer outro canteiro mais bonito ou simplismente tirar aquele imenso vazo de concreto de lá, mas ele ainda está lá daquele jeito. Claro que há outras prioridades em um município além da estética, mas acho que algo poderia ser feito sem muito gasto.


Nem vou falar agora da completa ausência de lixos que pela falta de respeito com eles resolveram se mudar de cidade, mas eles serão tema de outra postagem exclusiva, só pra eles. Devo frizar, é claro, que me lembro muito bem que muitos deles foram destruidos por vandalos e afins, mas uma cidade não pode ficar sem lixo não é mesmo? Bem, continuemos.

A próxima praça descendo a avenida é aquela em comemoração aos 250 anos e tal, não me recordo o nome dela. Essa é uma das mais cuidadas e tem umas florzinhas plantadas e regadas de vez em quando, mas aqueles bancos com verdadeiras placas - quase blocos - de cimento parecem mais tumulos do respeito pelo patrimonio público que muita gente sem ter mais o que fazer anda destruindo, não parece? Oremos então...


A última praça que visitei é ocaso mais revoltante. Eu considero aquela praça em frente a Brigada Militar a mais legal de todas, ela é enorme, tem brinquedos e tudo! Mas capaz que as pessoas da sala de jantar* deram bola pra ela. Nem sei por onde começar... Olhem por si mesmos:



Esse balanço solitário a um bom tempo dividia espaço com mais dois, mas agora só o que resta são suas correntes ou a ferrugem delas que deve ser o que restou deles. Ao lado na foto, um antigo cercadinho com areia... a falta de cuidado fez ele virar um canteiro de mato, mas tranquilizo-me um pouco sabendo que estão reformando alguns brinquedos repondo acentos, pintando barras, etc. Espero que continuem a restaurar a praça e que não estraguem novamente. Olha ai as belezinhas:

Por fim, o crasso ato. Uma coisa muito importante, principalmente para as mulheres é o banheiro. Pois é, aquele banheiro ali ... Da uma olhadinha:
Bem, tomara que ele esteja entre as partes a serem restauradas. Espero que não tenham gostado, pois eu espero mudanças. Também não pretendi ficar descendo a lenha na cidade ou na sua administração por que sinceramente acho que muitas coisas estão sendo feitas como a ampliação do posto de saude, asfaltamento e reasfaltamento de ruas que a muito tempo estavam esperando por isso além de outras coisas. Tentei ser crítico sem apontar o dedo pra ninguém, mas para os problemas exercendo o direito de expressão que todos tem sem passar dos limites e assim espero ter feito. Um grande abraço a todos!
* "Pessoas na sala de jantar" é uma parte da canção "Panis et Circensis", da banda Mutantes, fazendo referência as pessoas que vivem suas vidas numa utópica realidade, onde seus atos e omissões não tem qualquer modificação sobre a sociedade.
F. Essy.

2 comentários:

  1. bah meu parabens ai pela iniciativa tomada e fazer algum comentario, sinceramente eu mostraria esse teu texto para a folha patrulhense para que tudo isso dito nao passe em branco... abraços
    Matheus Oliveira (ta o nome da livia porque ela fez um blog pra ela utilizando o meu antigo)

    ResponderExcluir
  2. Brigadão, Matheus! Aquele desleixo ta demais, tomara que arrumem isso aí... Livia é a tua irmã? Abraço!

    ResponderExcluir