sábado, 5 de fevereiro de 2011

Arte é Trabalho

Eu estava olhando TV deu uma propaganda de uma premiação de filmes eleitos pelo público e uma das coisas salientadas na propaganda é que esse era o verdadeiro reconhecimento. Ficou então aquela idéia de que os teóricos da sétima arte avaliam dados tecnicos e não o filme como um espetáculo, digamos assim. O filme como filme. Claro que podem dizer que há premios macroestruturais como melhor filme e afins, mas a verdade é que "paira" aquela idéia de que teórico não degusta um produto cultural, ele disseca, como se não curtisse o prazer de ver um filme ou ouvir uma música e acaba tirando toda a graça. Até tem quem faça isso e admito que não consigo ouvir certas músicas sem dizer que poderiam ser melhores, mas a verdade é que o objetivo da Arte é causar Catarse e nada mais.

Aprendi o conceito de Catarse nas aulas de Literatura na Letras, que pode se aplicar a várias coisas mas na arte se refere ao estado de prazer que um indivíduo atinge através da leitura auditiva, visual ou ambos e que o objetivo da Arte deve ser causar catarse. Trocando em miudos seria um orgasmo cultural. Por isso eu acho que um verdadeiro artista não é aquele que simplismente descobriu um refrão - ou riff - muito bom e deu um jeito de terminar o resto, mas que mesmo achando aquilo tudo bom, lapidou e foi aprimorando. Um cara que quer se chamar artista deve trabalhar em cima do seu projeto, buscar a catarse, por que se não é apenas algo mau feito.

Sendo assim não crítico as musiquinhas de novela adolescente ou dos festivais de verão que vendem uma imgem que não tem simplismente por que não gosto das músicas, mas por que eu tenho certeza de que a grande maioria não trabalhou em cima de suas músicas, fez apenas o mínimo e insuficiente pra ter algo pra tocar. Parece que as pessoas acham que Música é fazer três acordes e cantar um refrão meloso. Arte é trabalho, é dedicação, é dominar e explorar mecanismos catarsticos. Tem muita porcaria nas radios e na TV e você pode me questionar dizendo que mesmo assim algumas pessoas ficaram famosas, mas a verdade é que nem o melhor artista dura para sempre e depois que ele se vai é a qualidade do trabalho dele que vai fazê-lo ser lembrado e aqueles que lembram não são essas pessoas que só engolem tudo que empurram pra elas, mas sim gente que pensa e que mastiga e não engole o que não lhes da o prazer cognitivo, o Orgasmo Cultural, a Catarse. No final é o que você fez que define o que você foi.

F. Essy

Imagens de criações de M.C. Escher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário