domingo, 2 de janeiro de 2011

Aniversário Tolkieniano

Amanhã, dia 3 de Janeiro, faria aniversário um dos maiores escritores de todos os tempos, J.R.R. Tolkien, escritor da obra O Senhor dos Anéis, famosa no mundo inteiro muito antes de bater recordes de bilheteria com a adaptação feita por Peter Jackson em 2001 (to ficando velho!). As 1200 páginas dessa Obra não tem uma linguagem complexa, mas as inumeraveis descrições de ambientes e alguns vocábulos não muito usuais para quem não tem o habito de ler pode fazer com que a leitura se torne entediante, mas vale a pena tentar mesmo que você "sofra" um pouquinho.

Por que? Essa obra não é só uma história medieval, Tolkien, o autor, era filólogo, ou seja, estudava linguas antigas como o anglo-saxão (inglês "barbaro"), germânico (língua "mãe do inglês e alemão) e o finlandes e sua evolução através da história. O anglo-saxão e o germânico, como são linguas antigas, muito dos registros escritos delas são na maioria sobre lendas e mitologia, como o enorme poema Beowulf. Seria dificil que Tolkien não gostasse dessas histórias antigas e não demorou muito a querer fazer sua própria mitologia.

Um dia em Oxford, corrigindo provas, encontrou uma em branco, meio sem motivo escreveu "em uma toca no chão, vivia um hobbit" e a partir dai começou a narrar para seus filhos pequenos histórias de Bilbo Bolseiro, um hobbit que se viu no meio de uma jornada com Anões em busca de um tesouro e um dragão. Essa história virou o livro infantil "O Hobbit". O livro fez sucesso e logo pediram "mais histórias sobre hobbits" e então Tolkien fez a grande jogada:

Começou a escrever o Senhor dos Anéis, mas logo percebeu que a época da história fazia muitas referencias a uma época mais antiga e que também deveria ser escrita, então Tolkien fez uma "coletanea" de lendas nórdicas, finlandesas e inglesas para criar o seu Universo Mitologico, que deveria ser um passado antigo da Europa, publicado sob o nome de O Silmarillion. Tolkien foi tão detalista que até criou línguas de verdade para os povos da chamada Terra-Média baseada no germânico e finlandês.

Resumindo: Tolkien fez um trabalho magnífico criando um passado do nosso mundo, criando línguas, povos, culturas e lendas e há muito a saber sobre ele e discutir sobre ele, pois até hoje ninguém sabe quem é Tom Bombadil ou se Balrogs tem ou não tem asas, por isso O Senhor dos Anéis é um dos livros que vale a pena ler! Boa leitura!

F. Essy

Nenhum comentário:

Postar um comentário