terça-feira, 9 de dezembro de 2014

A Vingança dos Filmes B


    O Cinema que domina as salas de exibições normalmente é algo tão super-produzido que pode ser difícil assistir pequenas produções, mas o cinema independente vem popularizando-se como uma alternativa ao publico cansado dos enlatados americanos. Surgiu então o festival A Vingança dos Filmes B, que promove a produção cinematográfica no estado e reprisa alguns clássicos do gênero.

   A quarta edição do festival retorna movimentando o cinema independente no estado e exibindo filmes que não encontram espaço nas salas de cinema comerciais, seguido de debates com diretores e outros profissionais do meio após as sessões. Apesar de apresentar um campo desconhecido pela maioria das pessoas, o festival apresenta títulos interessantes mesmo para quem não tem intimidade com produções alternativas. O festival acontece na capital entre os dias 09 e 14 de Dezembro, na Sala P.F. Gastal. A seguir, alguns destaques do festival, seguidos da programação completa:

KASSANDRA


     Após um acontecimento traumático, Kassandra perde a fala, passando a viver sozinha em um enorme apartamento, no entanto uma entidade estranha passa a assombrá-la, ao mesmo tempo que cartas de tarô aparecem misteriosamente em seu apartamento. O diretor Ulisses Costa representou a tensão da percepção silenciosa da jovem Kassandra em preto e branco, explorando o contraste das sombras incrementado pela bela trilha e efeitos de som desenvolvidos especialmente para o curta, incluindo improvisações em um piano desmantelado. A produção recebeu diversos prêmios como Melhor Filme e Direção, no Primeiro Festival de Cinema Online (DF); Melhor Direção de Arte e Trilha Sonora, pelo Cineserra (RS); E Melhor Fotografia, no 41º Festival de Cinema de Gramado, dentre outras premiações. Para aqueles interessados no curta, o super blog alimentado pela produção é uma fonte de diversão ilimitada.

11 de Dezembro - 20:00
Duração: 25 min
Direção:Ulisses da Motta Costa
Rio Grande do Sul, 2013

O ESTRIPADOR DA RUA AUGUSTA




     Para quem curte fluídos na tela e uma boa dose de humor negro, a direção assinada por Felipe Guerra e Geisla Fernandes é um prato cheio - e com tempero nacional. Ambientado na rua mais agitada de São Paulo, o curta traz uma sedutora mulher que se passa por prostituta para atrair vítimas para seu covil, onde secretamente alimenta-se do sangue delas há gerações. O que ela não previa era encontra outra figura macabra da rua Augusta: o Estripador. A produção conta com a autenticidade da ex-atriz pornô Mônica Mattos, premiada internacionalmente, que junto com o Estripador abusará do talentoso técnico em efeitos especiais Kapel Furman, que já trabalhou ao lado de nomes como Zé do Caixão. Após a exibição do curta, o diretor Felipe Guerra participará de um debate junto de outros profissionais do meio.

11 de Dezembro - 20:25*
Duração: 20 min
Direção: Felipe Guerra e Geisla Fernandes
Rio Grande do Sul/São Paulo,  2014

CONDENADOS À VIVER


    No início dos anos 90, o espanhol Joaquín Marchent realizou um dos últimos grandes western, considerado o mais violento do gênero, em que um grupo de prisioneiros são abandonados à esmo nas montanhas, acorrentados uns aos outros pelos calcanhares. Descobrindo que as correntes que os uniam era de ouro puro, inicia-se  a luta sangrenta pela posse do metal precioso, levando a ambição humana a níveis perturbadores. Os fãs do gênero e curiosos podem conferir a exibição na telona no festival.

11 de Dezembro - 16 horas
Duração: 90 min
Direção: Joaquín Marchent
Espanha, 1972

O SEGREDO DA FAMÍLIA URSO


   No curta dirigido por Cíntia Bittar, uma família está prestes encarar seus segredos quando a pequena Geórgia resolve descer ao porão de sua casa, onde ela descobre as perturbadoras experiências do regime militar sob o seu assoalho. O curta foi premiado como Melhor Curta - Juri popular pelo 10º Fantaspoa. Seleção Oficial, pelo Mórbido Film Fest (México) e Melhor Ator, pela 21ª FLVR (Argentina).

12 de Dezembro - 20:30*
Duração: 20 min
Direção: Cíntia Bittar
Santa Catarina, 2014

O CAÇADOR


    O curta dirigido pelos canoenses Taísa Marques e Rafael Duarte retratam os conflitos de um jovem caçador sozinho pela primeira vez na defesa de seu território após a morte do pai. O protagonista é interpretado por Samuel Reginatto, que buscou na sua infância interiorana em Três Coroas a essência da relação entre seu personagem e a terra, onde inclusive parte do filme foi rodado. O filme foi indicado a Melhor Curta Gaúcho no Festival de Cinema de Gramado em 2014.

12 de Dezembro - 20:45*
Duração: 20 min
Direção: Taísa Marques e Rafael Duarte
Rio Grande do Sul, 2014


Felipe Essy

* Os horários destacados são uma estimativa, com base na sequência e duração informadas na página da Sala de Cinema P.F. Gastal.

________________________________________________________________________________


PROGRAMAÇÃO COMPLETA

09 de Dezembro (terça-feira)

19h - Confraternização no saguão da Sala P.F.Gastal
20h – ABERTURA - SESSÃO SHORT CUTS: A Vingança da Filha de Bruce Lee (05’) (trailer raro) + Pray (15’) + Revelações de um Cineasta Canibal (15’) + Carne (20’) + Nua Por Dentro do Couro (20’). Total: 75 minutos. Após a sessão debate com o cineasta Cláudio Ellovitch.


10 de Dezembro (quarta-feira)

18h- SESSÃO SHOOT OR DIE I: Trash Vol.01 e Vol.02. Total: 50 minutos
20h- SESSÃO COMEMORATIVA 30 ANOS DE “GREMLINS” (1984 / 106’), DE JOE DANTE (Após a sessão debate com o cineasta Giordano Gio e o crítico Cristian Verardi).


11 de Dezembro (quinta-feira)

16h- SESSÃO MALDITA MATINÉE- Condenados a Viver (Condenados a Vivir), de Joaquín Luis Romero Marchent (Espanha / 1972 / 90’)
18h- SESSÃO SHOOT OR DIE II: Trash Vol.03 (25’) + Red Hookers (20’). Total: 45 minutos.
19h- Lançamento do livro Cemitério Perdido dos Filmes B: Redux, de César Almeida, e revista Hatari Nº1 (especial western).
20h- SESSÃO SHORT CUTS II: Kassandra (25’) + O Estripador da Rua Augusta (20’) + Vancouver Caliber 9 (12’) + Sexta-Feira da Paixão (12’). Total: 69 minutos. Após a sessão debate sobre cinema de gênero com Christian Caselli, César Almeida, Ulisses da Motta Costa e Felipe Guerra.


12 de Dezembro (Sexta-feira)

18h- SESSÃO SHOOT OR DIE III: Trash Vol.04 e Vol.05. Total: 50 minutos.
20h- SESSÃO SHORT CUTS III: Canibal Tropical (5’) + Eu & a Loira (12’) + Cidade Média (15’) + O Segredo da Família Urso (15’) + Caçador (20’) + Castillo Y El Armado (14’). Total: 81 minutos


13 de Dezembro (sábado)

15h- SESSÃO SHOOT OR DIE IV: O Anão (8’) + Mal Passado (20’) + Síndrome de Lobisomem (60’). Total: 88 minutos.
17h30 – SESSÃO OBSCURUM: ESPECIAL DENNISON RAMALHO- Nocturnu (11’) + Amor Só de Mãe (21’) + Ninjas (23’). Total: 55 minutos. Após a sessão debate com o cineasta Dennison Ramalho.
20h- SESSÃO AURORA -FILME SURPRESA. Após a sessão debate com os organizadores do projeto Zinematógrafo.


14 de Dezembro (domingo)

15h- SESSÃO SERRA DO MEDO: Parasitas do Lodo (26’) + A Maldição do Sanguanel (71’). Total: 97 minutos.
17h- SESSÃO FRONTEIRA DE SANGUE- Achuras 2 (60’ / Uruguai / 2013).
Após a sessão debate com o cineasta uruguaio Manuel Facal.
19h30- SESSÃO SHORT CUTS IV:
Ruído Branco (7’) + Berenice (10’) + O Carniçal (12’) + O Terno do Zé (20’) + Ia Dizer que Voltei (30’). Total: 79 minutos. Após a sessão debate com os cineastas Leandro Engelke, Vinícius Lopes e Mateus Frazão

Nenhum comentário:

Postar um comentário