domingo, 27 de julho de 2014

Lançamento do Prosa na Varanda 2

    Buenas, pessoal! O Prosa na Varanda mais uma vez mostrou-se um projeto bem sucedido, tanto pela produção do livro, quanto pela recepção de público. Saiba como foi o lançamento no post de hoje.


    O livro Prosa na Varanda foi uma iniciativa do Grêmio Literário que, após a 24ª edição da antologia poética Poesia na Praça, buscava expandir suas atividades literárias para crônicas. Bem sucedida, a nova edição trouxe um outro gênero ao projeto, o conto. Aliás muito bem explorado pelos escritores que conseguiam desenvolver consideravelmente o potencial presente na publicação anterior.Saiba como foi o lançamento do livro no post de hoje:

   Apesar da chuva que ameaçava prejudicar o evento, uma boa quantidade de pessoas circularam pelo Qorpo Santo na última quinta-feira, mostrando mais uma vez que Santo Antônio da Patrulha é uma cidade onde a nossa literatura é apreciada tanto por quem produz quanto por quem consome, pois antes mesmo que o evento fosse iniciado às 19:00, autógrafos já eram pedidos e não cessaram mais de duas horas depois. Além disso muitos foram os convidados que, não podendo comparecer, reservaram seus exemplares, o que mostra que há um notável interesse de nossos conterrâneos pelo trabalho de artistas locais, até mesmo das pessoas mais inesperadas:

A generosa leitora Fernanda Lauck e eu.
   Antes de iniciarmos a sessão de autógrafos, a responsável pela venda dos livros tentava explicar para uma menininha de seis anos que suas moedas não eram o suficiente para comprar o livro. A menina era Fernanda Lauck, filha de uma das escritoras participantes, Elaine Lauck, e não percebendo que levaria vários livros para casa, decidiu ir à mesa dos escritores e dar uma moeda para cada um já que não podia comprar seu próprio livro com elas. Encantados com a generosidade da menina, tentamos a todo custo devolver a contribuição, mas Fernanda foi irredutível e não aceitou. Eu fiz questão de guardar a minha e tirar uma foto para lembrar dessa pequena leitora.

   Toda alegria deste dia, no entanto, não foi o suficiente para esquecer a falta do colega Nelson Osíris, falecido pouco depois de sua participação na primeira edição do Prosa. Ele inclusive era o mais excitado com a continuidade do projeto e, além da dedicatória no livro, sua importância não pode deixar de ser citada na abertura do evento pelo presidente do Grêmio Literário, Maurício Collar. Ao mesmo tempo que sua criticidade inteligente era polêmica, o carinho com que tratava os amigos cativou seus colegas de Grêmio e certamente estará sempre presente nas ideias que construímos juntos como esse livro, mas ainda que Nelson não estivesse na mesa de autógrafos, muitos foram os amigos presentes, alguns deles contribuindo significantemente para o livro de maneira extra-literária:

O tecladista Diogo Barcelos, acompanhado da voz de Claire Wincke.
  O escritor e médico pediatra Silvano Marques nos entrevistou colhendo depoimentos sobre nossa experiência com a publicação, da mesma forma que fez no ano passado. Diogo Barcelos e Claire Wincke emprestaram seus talentos musicais para entreter o público enquanto a sessão de autógrafos acontecia. Além disso outras pessoas envolvidas na produção do livro estavam presentes: o mestre em literatura Eduardo Jablonski, responsável pela revisão do livro e o ilustrador Gustavo Vargas, que criou a belíssima capa das duas edições.

     Para quem não pode comparecer no lançamento, os livros estarão sendo vendidos na livraria La Mancha ou também diretamente com os autores. Quem estiver interessado em adquirir o seu, pode entrar em contato comigo pelo e-mail blogfelipeessy@hotmail.com. Nos vemos no post de terça-feira, um abraço!

Felipe Essy

2 comentários:

  1. Adorei os comentários Felipe. Pena que não fiquei sabendo do evento, pois com certeza teria ido prestigiá-lo. De uma próxima vez estaremos mais atentos não só "aos atributos poéticos" femininos de Santo Antônio, mas á poesia das pessoas em geral.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Magister! Não esquecerei de convidá-lo na próxima vez, mas certamente minha próxima publicação não tardará ;) Aquele abraço!

      Excluir