sábado, 1 de março de 2014

A Batalha das Estatuetas

      Buenas, pessoal! Amanhã algumas pessoas levarão o Oscar para casa e o blog comenta sobre alguns dos principais indicados a estatueta dourada antes da premiação, apresentando a lista completa no fim do post. Confira as previsões e faça suas apostas!



GRAVIDADE
Melhor filme, Melhor Atriz (Sandra Bullock), Fotografia, Direção,Edição, Trilha sonora, Desing de Produção, Edição de Som,  Mixagem de Som, Efeitos Especiais.


    O filme dirigido por Alfonso Cuarón é um dos favoritos com 10 das principais indicações ao prêmio, aclamado pela crítica e publico, mas apesar das indicações técnicas serem merecidas, principalmente as de efeitos especiais, seria um exagero conceder todos esses prêmios a um filme com um roteiro tão simples sem nada que outros filmes de ficção científica mais complexos já não tivessem feito antes. A indicação de Sandra Bullock chamou a atenção na mídia, no entanto me parece algo superestimado para preencher programas e páginas de jornais, pois não é a primeira vez que ela é cotada na premiação pela academia, sua atuação no drama Um Sonho Possível foi reconhecida com uma estatueta em 2010 e, apesar da sua boa atuação, creio que uma performance não muito além do satisfatório não é suficiente para arrebatar a estatueta de outros atores mais experientes em produções dramáticas.


O GRANDE GATSBY
Figurino, Desing de Produção



     A releitura corajosa do clássico da literatura americana Grande Gatsby merecia a indicação a melhor filme simplesmente por ousar adaptar a obra de Fitzgerald aos nossos parâmetros modernos, mesclando a popularização clandestina do jazz e swing da época com o hip hop que também saiu do gueto para as grandes danceterias, nos fazendo entender melhor a atmosfera efervescente palco de O Grande Gatsby.


    As indicações à figurino e desing de produção já eram esperadas e constam como favoritas, afinal o trabalho de Catherine Martin contava com contribuições da própria Miuccia Prada, neta do fundador da famosa marca, além de jóias da Tiffany's produzidas especialmente para o filme, resultando numa ambientação deslumbrante como o livro por si só talvez já no conseguisse transmitir para o leitor menos familiarizado com a época. Embora não se trate de uma trilha completamente original, a criatividade das releituras e principalmente a forma como elas completaram o significado das cenas faz a trilha de O Grande Gatsby no mínimo digna de cotação, mas como ficou claro durante o lançamento do filme, a mistura de gêneros "marginais" com uma obra clássica desagradou os críticos que esperavam uma adaptação mais tradicional que chegaram a acusar o diretor Baz Luhrmann de deturpar totalmente a obra, quando na verdade preservou muitos aspectos do livro que talvez poderia ter lhe rendido a indicação de roteiro adaptado numa premiação menos conservadora.


O LOBO DE WALLSTREET
Melhor filme, Melhor ator principal, Melhor ator coadjuvante, Melhor direção, Roteiro Adaptado


    Outro favorito a arrebatar várias estatuetas é o novo trabalho de Martin Scorsese que levou 5 das onze indicações por Hugo em 2010 e promete ganhar mais um pela direção das três horas envolventes sobre a inacreditável vida do figurão da bolsa de valores americana, baseada na autobiografia que rendeu outra indicação potencial de roteiro adaptado, mas sem dúvida a indicação favorita é a premiação obrigatória de Leonardo DiCaprio, indicado pela quarta vez como ator principal, além de ter sua parcela na categoria de melhor filme como produtor desse longa de Scorsese. O que parece improvável é que o comediante Jonah Hill arrebata o oscar como ator coadjuvante, que mesmo indicado pela segunda vez, aparentemente não se destacou tanto assim.


HOBBIT: A DESOLAÇÃO DE SMAUG
Edição de Som e Mixagem de Som


      O enredo da segunda parte da nova trilogia de Peter Jackson não agradou muito, mesmo assim o mérito da produção é inegável, afinal o diretor elevou a franquia que já havia sido consagrada pelo esmero artesanal dos figurinos e cenários a um novo nível de inovação técnica, elaborando ambientes deslumbrantes totalmente computadorizados, além da polêmica tecnologia de 48 frames por segundo que, boa ou ruim, constitui um passo importante na história do cinema.

    Apesar de todos esses fatores, não é de se surpreender que tenha recebido poucas indicações, pois é provável que o Oscar repita o adiamento da premiação para o último filme, assim como foi com O Retorno do Rei, ganhador de onze estatuetas. No entanto é pouco provável que bata o recorde da trilogia anterior, consagrada pelo realismo e profundidade que se perderam na nova adaptação.


A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS
Trilha Sonora


     Com apenas uma indicação pela música de John Williams, a adaptação do livro de Markus Zusak consta tímida entre seus concorrentes, pois embora seja bela também não se destaca, optando por uma simplicidade eficiente, transpondo para as telas todas os elementos da obra original através de um filme acessível para crianças com camadas mais profundas para aqueles mais atentos, não sendo impossível uma indicação a roteiro adaptado. Uma outra categoria seria a de figurino, produzido com uma beleza minuciosa digna da época.


     Outros indicados como Trapaça, 12 Anos de Escravidão e Capitão Phillips estão entre os favoritos, além de outros que ainda entrarão em cartaz. O Oscar acontece amanhã, dia 2 de Março, às 20:30 exclusivamente pela TNT, pois a Globo detém os direitos de transmissão na TV aberta e não exibirá devido a programação de carnaval, a não ser por um resumo apresentado na segunda-feira após a Sessão da Tarde. Confira a lista completa dos indicados abaixo e compare com os cometários do blog na terça-feira sobre a divulgação dos resultados. Um abraço!

Felipe Essy

Nenhum comentário:

Postar um comentário