terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Curiosidades Sobre a Terra-Média - Parte 1

       Buenas, pessoal! Desculpem o atraso na publicação, mas quando o assunto é mitologia Tolkieniana o trabalho é dobrado. O Hobbit: A Desolação de Smaug está aí e algumas duvidas surgem. Tem muita coisa para ser dita, então resolvi dividir essa postagem em duas partes. No post de hoje, conheça sete coisas que você provavelmente já deve ter se perguntado ou ainda não sabia:

GANDALF É NOME DE ANÃO


     Tolkien inspirou-se muito num poema nórdico chamado Völuspá, e o trecho Dvergatal quer dizer exatamente "Lista de Anões", de onde Tolkien tirou praticamente todos nomes da comitiva de Bilbo, até mesmo Gandaf. Tolkien teria pensado na lista como um registro de uma história esquecida por milênios e Christopher, filho do autor, acredita que o Dvergatal foi o ponto de partida para as línguas humanas na Terra-Média.


COMO OS ELFOS MORREM


        Embora eles não estejam sujeitos a morte por velhice ou doenças, a violência pode matá-los. Vários são os exemplos no livro O Silmarillion em que várias famílias e clãs élficos lutam entre si. Sabe-se que eles podem reencarnar novamente e quiserem, mas todos devem ir aos Salões de Mandos na Terra de Aman e permanecer lá pelo tempo que lhes for determinado. Poucos dos que reencarnaram são conhecidos. Glorfindel, que morreu defendendo Gondolin de Melkor e aparece em a sociedade do anel resgatando Frodo dos Espectros, é um deles. Por outro lado, outros elfos jamais poderiam retornar a Terra, como o vingativo Fëanor, por exemplo. Quando voltam, reencarnam numa forma muito parecida com a original e lembram de suas experiências anteriores em um determinado momento.


POR QUE SAURON ESCAVA TANTO?


        Você já deve ter percebido o quanto os servos de Sauron fazem escavações, sejam em Isengard quanto na própria Mordor. Isso acontece por que Sauron busca o mesmo poder que seu antigo mestre, Melkor. Quando Eru Iluvatar, o deus supremo, criou a Terra, ele adicionou o "fogo que da vida  e realidade" às coisas, um fogo secreto que arde no coração do mundo. Sabendo disso, Melkor desce à Terra junto com os outros Valar e funda sua fortaleza onde escava em busca desse poder, que em seu pensamento, lhe daria o poder de Eru para criar e superá-lo. No filme da Sociedade do Anél, Gandalf faz referência a esse fogo chamando o Balrog de "chama de Udûn".


POR QUE ERU PERMITE QUE SAURON EXISTA?


      Eru Iluvatar, o deus supremo, havia pedido que os Valar compusessem uma canção baseados em temas de sua escolha. Dentre os Valar havia Melkor, o mais talentoso, que pouco a pouco afastou-se do tema proposto por Eru criando sua própria melodia, no entanto, enquanto Melkor prejudicava sua melodia tentando sobrepor-se aos outros de forma cada vez mais grandiosa e barulhenta, os outros Valar aprendiam com Melkor e até mesmo adicionavam parte de suas melodias em sua música. Em certo ponto a música dos Valar e Melkor tornou-se tão poderosa que Eru precisou interrompe-la. Eru então revela Arda, o mundo que havia sido criado através da música dos Valar - e Melkor, e assim como a canção de Melkor também mostrou-se boa em muitos aspectos, sendo incorporada ao tema proposto por Eru, o servo de Melkor, Sauron, também é uma parte discrepante, mas também justificável em alguns sentidos.


ARWEN DESCENDE DOS DEUSES 


       Antes de mais nada, não custa dizer que quando digo “deuses” quero dizer os Valar, a primeira classe abaixo do todo poderoso Eru Iluvatar, mas esse sangue divino chegou em Arwen é uma história interessante. O rei-elfo Elwë passeava pelos bosques de Belerian quando deparou-se com a Maia Melian, por quem imediatamente apaixonou-se.  Dessa relação surgiu Luthien Tunivel, a mais bela criatura dentre todas da Terra-Média. Ela casou-se com o humano Beren, de quem originou-se a linhagem dos Meio-Elfos, incluindo Arwen que assim como sua ancestral, também casou-se com um humano.


O QUE SÃO AS TERRAS IMORTAIS?


       Quando ouvimos falar desse lugar, temos a impressão de que é o paraíso celeste, mas não é isso. Esse nome surgiu entre a raça dos homens que admirada com a longevidade daqueles que lá habitavam, chegando a acreditar que nada deteriorasse ou envelhecesse lá, mas a verdade é que os Elfos que lá habitavam não deixavam de morrer, na verdade houve lá certa vez um grande conflito entre eles que resultou em várias mortes, assim como muitas coisas criadas pelos próprios Valar também foram destruídas por Melkor e seus aliados. Sendo assim, mesmo quem vai até as chamadas "Terras Imortais", continua mortal, mas por que somente os Elfos poderiam ir para lá já é uma história mais comprida.


POR QUE SÓ OS ELFOS PODEM IR PARA AS TERRAS IMORTAIS?


      Assim que os Valar desceram à Terra, Melkor rebelou-se e prevaleceu por muito tempo até que, temendo a derrota, fugiu da Terra-média. Os Valar muito trabalharam restaurando toda a Arda e estabeleceram sua morada no centro da Terra-Média, chamando-na Amaren, onde descansaram de seu esforço. Nesse momento Melkor avançou com todos seus aliados contra os Valar, destruíndo sua primeira morada. Fatigados e desabrigados, os Valar fugiram da escuridão de Melkor na Terra-Média para a ilha mais afastada a oeste do continente, a terra de Aman e lá ficaram recobrando suas forças e preparando-se para o momento certo. Preocupados com o despertar dos Elfos na escuridão ao alcance de Melkor, os Valar avançaram sobre a Terra-Média, aprisionando Melkor e convidando os elfos à morar com eles na ilha de Aman, protegidos da escuridão e dos perigos deixados por Melkor na Terra-Média, pois nem todos seus aliados haviam sido encontrados. Assim foram os primeiros elfos para Aman e a aqueles que ainda residiam na Terra-Média o caminho continuou aberto.

     Logo Melkor fugiu e retornou para sua fortaleza onde permaneceu oculto por muito tempo. Algum tempo depois surgiram os homens, que uniram-se aos elfos e auxiliaram-nos na luta contra Melkor. Com a derrota do senhor do escuro, os Valar deram como recompensa a ilha de Elenna, afastada dos perigos da Terra-Média, onde os homens ergueram o reino de  Númenor, no entanto deixando claramente que jamais poderiam pisar na ilha de Aman. Muito se discute sobre o porque dessa restrição e não sou eu que vou sentenciar alguma coisa, mas segundo eru os Elfos são mais parecidos com os Valar, motivo pelo qual é óbvio que há um maior entrosamento entre eles, e os Homens são mais destemidos e obstinados e seu destino está além das outras criaturas da terra - oque gerou dúvidas aos Valar sobre a índole dos Homens e muita lhes lembrava o gênio de Melkor, o que provavelmente foi a principal causa pela qual eles sempre mantiveram certa distância. Aconteceu que os Homens de Númenor, instigados por Sauron, infringiram a interdição dos Valar e foram terminantemente proibidos de pisarem em Aman. Para previnir qualquer nova invasão, os Valar isolaram a ilha de Aman da Terra, deixando somente aos Elfos o conhecimento do único caminho para as "Terras Imortais".


       Isso é um pouco do que eu andei preparando, espero que tenham gostado. No próximo post eu trago mais algumas questões sobre o Necromante, a origem dos Hobbits, além de outras questões mais centrais do filme. Até mais!

2 comentários:

  1. Realmente muito boas as tuas postagens sobre as curiosidades da mitologia tolkieniana, uma verdadeira cartilha para quem quer ter um aprofundamento antes de ler os livros. Esse tipo de informação é fundamental para quem apenas viu os filmes, por isso também, não acho que estes tenham sido um fracasso e uma desgraça tão absurda quanto a família Tolkien acha que são, pois através deles, muita gente conheceu e penetrou na literatura de J. R. R. Tolkien. A trilogia O Hobbit é, com certeza, muito inferior, no quesito profundidade psicológica, dramática e filosófica, à trilogia que a antecede, e muita mais ainda se compararmos com os livros, o que é uma injustiça, acho, pois não é possível captar tudo isso dos livros para o cinema, no entanto, ludicamente, como um espetáculo de ação, acho que funciona bem, e tendo assistido os dois primeiros volumes de O Hobbit, não se poderia esperar uma aprofundamento justo agora no último volume.
    Grande abraço mestre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo Seu Reis! Concordo plenamente contigo. Entendo que a relação emocional da família Tolkien emacule a obra dele e que haja um certo ressentimento quanto a pequena participação da família nos lucros da franquia, mas os filmes de Peter Jackson foram fundamentais para que a obra de Tolkien fosse redescoberta, pois sem eles não teríamos tido novos livros traduzidos para o português como "As Cartas de Tolkien". Não sei como Peter Jackson conseguiu desenvolver um trabalho tão profundo com "O Senhor dos Anéis", mas temos que entender que "O Hobbit" originalmente tem uma essência muito mais leve e que o verdadeiro universo de Tolkien está nos livros. Belas palavras mestre Reis! Abração

      Excluir