domingo, 28 de julho de 2013

O Lado Rapadura da Blogsfera

         Buenas, pessoal! Para comemorar a semana de aniversário do blog, eu preparei um post sobre blogueiros com a participação de alguns escritores virtuais aqui de Santo Antônio. Além de falar um pouco sobre cada blog, também vamos conhecer um pouco mais como a blogsfera funciona pelo lado de dentro.



        Comunicar-se é uma necessidade universal, seja para problematizar uma teoria ou apenas dizer para todo mundo como seu almoço estava bom. Durante um bom tempo escrever foi uma atividade de grandes intelectuais que almejavam o sucesso e o hobby de algumas meninas que escondiam seus diários de todo e qualquer olhar, mas a popularização da internet mudou isso, no entanto enquanto os escritores se desesperavam com o desprestígio das editoras, as adolescentes descobriram que seu diário secreto poderia virar uma vitrine de seus pensamentos e assim, surgiram os blogs.


         Apesar de terem evoluído muito, os blogs ainda mantém a essência dos velhos diários sendo um lugar para expor pensamentos, compartilhar imagens bacanas ou citar um trecho interessante de um livro. O blog da Brenda Fernández, o Anitellando, é um bom exemplo. Com um visual simples, o blog reúne uma série de citações e pensamentos dos autores favoritos da jovem estudante de jornalismo, indo de Leminski a Camões, também postando algumas imagens de inspiração. Ao contrário do que pode parecer, assim como o Annitellando a maioria dos blogs não foi criada como um canal de transmissão para um público, mas como um mural pessoal de ideias e recortes do mundo na visão do autor, e assim surgiu e continua sendo a ideia do blog da Brenda: 
"Sempre gostei muito de ler, e confesso, que até tentava escrever. E nos livros eu tinha costume de ficar marcado/riscando nas páginas as passagens que eu mais gostava, que anos depois eu nem achava mais. Na época que criei minha página estava muito na moda criar o tal ''tumblr'', então nem pensei e criei, e para lá eu passava tudo que, entre linhas, tinha grande importância para mim. [...] Como pouquíssimas pessoas conhecem a minha página, ainda bem, me sinto muito a vontade para escrever pensamentos momentâneos, reflexões no geral." 

      Mas por coincidência ou não, descobri o blog da irmã da Brenda que ilustra bem uma outra maneira de utilizar essa ferramenta digital. Luana Coitinho também possui um blog que define como seu diário aberto, onde ela pode escrever sobre o que quiser e quando quiser, mas embora ele mantenha os traços pessoais de um blog tradicional, o Blog Super Bonita apresenta um conteúdo de posts de opinião e dicas, explorando um outra área de interesse feminino: o de beleza e decoração.



     Nos últimos anos, principalmente com a popularização dos vlogs, os blogs de tutoriais de maquiagem ou de soluções criativas para aproveitamento de espaço se tornaram bastante populares originando vários semelhantes, mas com apenas 15 anos, Luana soube requintar o Super Bonita, deixando o maduro sem perder a delicadeza, ao contrário daqueles blogs açucarados que infestam a rede, pois muita gente já percebeu o potencial dessa ferramenta, mas Luana afirma:
"Criei porque precisava um lugar para expor minhas opiniões e porque sempre gostei de escrever, então uni o útil ao agradável. [...] Eu espero continuar com ele por muitos anos, e, quando eu tiver uns 20 anos, ver as postagens antigas e pensar: 'Nossa, como eu mudei!' Isso se o Blogger existir até lá, claro..."
     Infelizmente nem todo mundo escreve por que gosta de escrever e o campo dos blogs está sendo imundado por pessoas que vem nele apenas um meio e não um fim, fazendo aqueles que estão entrando agora nessa área pensarem duas vezes antes de se aventurar, como comentou a Márcia Peixoto sobre o seu blog Páginas de Cetim:



"No início eu só pensava em escrever e queria ter leitores, pessoas que lessem meus textos e conferissem minhas postagens sobre cabelos, makes ou resenhas de filmes e livros. Com o crescimento da profissionalização do blogueiro hoje se sabe que pode-se ganhar dinheiro com isso e seria hipocrisia dizer que não almejo fazer do blog um trabalho secundário onde além de expor minha vida eu possa ganhar uns trocados. Esse mesmo nicho de mercado fez com que eu percebesse que a blogosfera já saturou de blogs de meninas com tutoriais e looks do dia, hoje estou tentando dar um novo rumo ao blog, fazendo com que ele cresça em números de leitores e financeiramente também, porém estou em um processo de reformulação de conteúdos, tentando ao mesmo tempo deixar com a minha cara e trazer algo de novo para a blogosfera."
      Quando o blog é visto com um trabalho e não apenas uma atividade de lazer, as tarefas podem se tornar grandes demais para o autor continuar a fazer tudo sozinho e não raro essa função de parceiro acaba nas mãos da pessoa mais próxima, no caso da Marcinha, eu né. Embora o Páginas de Cetim ainda esteja apenas começando, nós passamos a nos dedicar bastante a ele e como a Márcia é uma "nerd analógica", sobrou o trabalho sujo para mim: "O Felipe me ajuda com a gramática e lê quase todos os textos para dar um confere se eu não falei nenhuma besteira sem saber. Ele também cuida da layout da página." E como vocês podem notar, o meu blog não é o único que me da trabalho, mas o inverso também acontece, pois como eu disse no post de aniversário do blog, a Marcinha me ajuda um monte com meu blog. Não apenas me incentivando, mas tomando verdadeiras iniciativas por mim, como os cartões de apresentação com o logo do blog que ela mandou fazer.o


       Claro que os blogs não são uma exclusividade feminina, pois além de mim também temos outro conterrâneo que não tem apenas um blog, mas três! Estou falando do professor de inglês Márnei Consul, que recentemente participou comigo do livro Prosa na Varanda. Ele criou o blog English Zone como uma ferramenta pedagógica: "Gosto de tê-lo para sair um pouco da mesmice da sala de aula, fazendo, também, com que os alunos tenham contato (se obriguem a ter) com uma espécie de EaD." Não é raro que blogs comecem como uma experiência de sala de aula, afinal é comum eles serem usados por professores e alunos, mas Márnei já tem em mente novos planos para seus blogs: "Com o tempo, pretendo fazer um site englobando meus quatro blogs, ou seja, os dois pedagógicos (Inglês e Literatura), o de escritor e o pessoal."

       Como vocês puderam notar, não falta gente com o que falar aqui na nossa terrinha, e como tem muitos blogs daqui que eu gosto, eu resolvi fazer esse post sobre eles. Um muito obrigado a Brenda, a Luana, a Márcia e o Márnei que aceitaram participar do post e contribuíram com toda boa vontade do mundo. Nos vemos no post de terça, um abraço!

Felipe Essy

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Aqui em Santo Antônio temos muitos escritores, virtuais ou não, que fazem um trabalho bacana. Vale a pena conferir!

      Excluir