sábado, 20 de novembro de 2010

Português & ou Vs Matemática?

Desde muito tempo as ciências linguísticas e matemáticas veem dividindo o mesmo ambiente na Escola como as disciplinas mais importantes quantativamente, no entanto sempre mantiveram um relacionamento distante, assim como as demais matérias no ambiente escolar.

Embora estudos já tenham sido feitos, poucas pessoas graduadas em Letras e Matemática sabem que são as disciplinas mais semelhantes da grade curricular e não me refiro a elas agora como ciências por um motivo bem simples: como disciplinas escolares elas enfrentam os mesmo problemas e vicios pedagógicos. Para ficar mais simples:

Enquanto a clássica aula de Português só estuda a parte ESTRUTURAL, a RELAÇÃO entre as palavras e nunca leva em conta seus significados e passa anos em vão tentando ensinar alunos mostrando o estudo linguístico como algo separado do falante e da realidade, as aulas de Matemática fazem a mesma coisa: se da muita importancia ao aprendizado da linguagem matemática e pouco ou nada se menciona do que todas aquelas equações representam e como podem ser aplicadas a realidade do aluno. O aqui. O agora.

Por isso, eu digo o seguinte: Ambas ciências estudam a representação da realidade, de forma conceitual pelo Português e pela forma quantitativa pela Matemática, e esse é o seu grande sentido, a real utilidade. No entanto as duas conseguem (sabe-se lá de que jeito por que parece absurdo se você parar pra pensar) fazer com que seus objetos de estudos estejam alheios a realidade, que veem de uma terceira dimensão e que não tem a minima utilidade, ou vai dizer que você nunca disse: Afinal, tudo isso vai servir pra que? Do jeito como está eu respondo que pra nada. Mas se você duvida que é impossivel ensinar as semelhanças entre essas duas ciências numa turma de ensino fundamental, aqui vai uma mãozinha:

"A ORDEM DOS FATORES NÃO ALTERA O RESULTADO"

É mesmo? com 3x5 pode ser, mas tenta fazer isso com 5 / 10 ... pois é. Eu resolvi fazer a seguinte atividade (depois de explicar BEM as semelhanças entre as ciências):

Escrevi algumas equações no quadro e logo ao lado de cada uma sua equação invertida, como:

3 + 5 = 8 .... 5 + 3 = 8

E pedi para que no lugar dos numeros colocassem palavras que invertidas não alterariam seu significado. Por exemplo:

3 + 5 = 8 ... 5 + 3 = 8 NÃO ALTERA

Bela menina é igual a Menina bela, mas se fosse:

"Oculos escuros ... Escuros óculos" já não daria certo: o primeiro se refere a um tipo de óculos especíco que tem lentes escuras, o segundo se refere a qualquer óculos de cor escura, pode ter somente a armação preta ou não.

Foi simples, meus alunos da 7ª série adoraram e ainda praticaram a habilidade de desestruturar e estruturar sentidos em palavras... Viu? Se crianças de 13 anos conseguem entender, será que um professor graduado com mais de vinte não consegue? É só ter vontade.

Um abraço pros meus leitores fantasmas.

F. Essy

2 comentários:

  1. Os leitores fantasmas sempre presentes! Hahahahah!

    Brincadeiras a parte, concordo com o que escreveu.. De maneira geral, acho as matérias no colégio muito vagas. Acho que se aprende pouco de tudo e muito de nada. No final acumulamos um monte de coisas que não sabemos pra que serve! Nunca me esqueci das três partes principais do caracol.

    ..não sabia que tu também tinha um blog! :)

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  2. É, apelidei eles carinhosamente de Phantoms em homenagem ao Fantasma da Opera hahaha... Esse vício pedacógico só transforma a Escola numa instituição falida, o professor num prepotente e o aluno num marginal ignorante... Pois é, parei de ficar escrevendo durante as aulas na faculdade e os jogos de RPG, criei vergonha na cara e fiz o blog hahaha =D

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